Após duas décadas de trabalho árduo e dedicação, o empresário baiano Gerson Gomes apresenta ao ambiente educacional um estimulante projeto de interação entre alunos: o jogo de tabuleiro "Thalassocracy | O Domínio dos Mares". Este inovador produto promete transformar a forma como crianças e adolescentes exploram e aprendem sobre diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, sociologia e geometria.
Desenvolvido para um público diversificado, o jogo foi feito para crianças a partir de 8 anos, adolescentes, adultos e até idosos. Seu objetivo é estimular o raciocínio lógico, a intuição, a inteligência emocional e a memorização. Os participantes assumem o papel de capitães de frotas marítimas, elaborando estratégias para conquistar e defender territórios, promovendo um engajamento profundo entre o conteúdo e as habilidades necessárias.
Além dos benefícios individuais, "Thalassocracy" se destaca como uma ferramenta educativa valiosa. O jogo foi projetado para auxiliar professores e alunos na reflexão sobre o comportamento humano ao longo das civilizações, oferecendo um meio lúdico para explorar e discutir a evolução das sociedades e suas dinâmicas. Sua proposta inovadora rompe com paradigmas eurocêntricos e se propõe como vanguardista no pensamento e na expressão cultural brasileira.
Gerson idealizou "Thalassocracy" com a intenção de criar uma experiência de aprendizado mais envolvente e provocativa. Segundo ele, há uma forte motivação por trás do jogo em apoiar a nova era educacional, que traz a flexibilização ao currículo escolar e permite aos alunos escolher áreas de interesse para um aprendizado mais crítico e estimulante. Para além disso, o jogo é uma ferramenta complementar às aulas expositivas tradicionais.
"Thalassocracy | O Domínio dos Mares" promete ser um recurso pedagógico significativo, oferecendo uma abordagem lúdica e envolvente para debates e reflexões em sala de aula. Sua proposta inovadora e desafiadora é comparável ao Xadrez, mas com um diferencial culturalmente enriquecedor.
Para mais informações sobre o jogo e sua aplicação educacional, visite o site www.thalassocracy.com.br e acompanhe o perfil oficial no Instagram @jogothalassocracy.
Dados do primeiro quadrimestre de 2024 mostram aumento de 18% na busca
Os seguros residenciais, que protegem os clientes em casos do imóvel ser atingido por raios, fortes chuvas ou outros danos causados por terceiros, foi o mais contratado pelos baianos em 2024. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), houve um aumento de 18,9% nas buscas só no primeiro quadrimestre deste ano - isto comparado ao resultado do mesmo período no ano passado.
Para o presidente do Sindicato das Seguradoras (SindSeg) na Bahia, Paulo Cesar Martins, o aumento de ocorrências naturais explicam a alta da adesão. “As mudanças climáticas, o aumenfo da percepção de riscos pela sociedade baiana e a mobilização dos corretores da região para apresentar esses produtos aos seus clientes foram fundamentais para o crescimento dessas carteiras”, afirma.
Além disso, o seguro de vida e empresarial também apresentaram uma elevação nas contratações. O índice chegou a crescer 10,8% e 9,5% para cada categoria, respectivamente.
*Entenda como cada um funciona*
1. **Seguro Residencial**: Este tipo de seguro oferece proteção para sua casa contra uma variedade de riscos, como incêndios, roubos, danos causados por fenômenos naturais (como tempestades ou inundações) e responsabilidade civil. Ele garante que você possa reparar ou reconstruir sua casa e substituir seus pertences em caso de perda ou dano.
2. **Seguro de Vida**: O seguro de vida proporciona segurança financeira para seus beneficiários no caso de seu falecimento. Ao pagar uma taxa regularmente, você garante que seus entes queridos recebam um benefício monetário, conhecido como indenização, que pode ajudar a cobrir despesas como hipoteca, educação dos filhos, contas e outras necessidades diárias.
3. **Seguro Empresarial**: Esse tipo de seguro protege empresas contra perdas financeiras relacionadas a danos materiais, responsabilidade civil, interrupção de negócios devido a eventos inesperados, como incêndios, vandalismo, roubo, ou litígios. Ele é essencial para ajudar as empresas a se recuperarem rapidamente e minimizarem impactos financeiros significativos em caso de imprevistos.
A empresária Fabiana Martins comemora os 6 anos de sua franquia exclusiva da Plié Med, localizada no térreo do Hospital da Bahia, conquistando clientes por sua alta credibilidade entre o segmento médico - especialmente o de cirurgiões plásticos e mastologistas - que indicam seus produtos pós operatórios aos pacientes, vindos de consultórios e centros cirúrgicos de todas as regiões da cidade.
Reconhecida por suas incansáveis pesquisas de aprimoramento de qualidade, a marca Plié revolucionou mais uma vez com o lançamento da Plié Med - linha representada por Fabiana com exclusividade em toda a Bahia - para oferecer seus produtos numa localização estratégica, no mall principal de lojas do Hospital da Bahia, um dos maiores de Salvador.
Atualmente a marca premium exporta para 54 países, com distribuidores na América Latina, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África, Oriente Médio e Oceania - sendo Fabiana a única representante local que cuida diretamente da linha Plié Med, voltada para atender pacientes que estejam em recuperação pós-cirúrgica, com um atendimento personalizado que a consolidou como uma referência de mercado.
Mais detalhes no perfil oficial do Instagram @pliemedsalvador ou pelo whatsapp 71 99166-6987. A loja Plié Med comandada por Fabiana fica localizada no Centro Médico do Hospital da Bahia, andar térreo, exatamente atrás da recepção principal de entrada. Confira!
Com mais de 15 anos de atuação no mercado baiano da construção civil, a Azinunes, junta-se à Beta Engenharia, consolidando uma parceria de sucesso, à frente de empreendimentos de studios inteligentes. As construtoras acabam de concluir a obra do Unico Barra, 100% vendido, e ja inicia as obras do Unico Ondina, ambos empreendimentos com localização privilegiada e infraestrutura completa com lobby, coworking, academia, lavanderia, bicicletários, roof top com área gourmet e piscina. “Nossos empreendimentos, como o Unico Barra, são pensados para atender a demanda crescente do mercado, tanto como uma excelente opção de investimento, como tb criar uma possibilidade de se morar em bairros estratégicos por um valor mais ascessível",avalia Marcos Accioly, um dos sócios do grupo.
Além do Unico Ondina, o grupo está focado nos novos lançamentos em Salvador e no Litoral Norte. Dentre as novidades estão o Mont Blanc, empreendimento de alto padrão ,localizado no coração do bairro do Caminho das Árvores, 100% nascente e com apartamentos de 3 suites, com área de 133,81m2, e ainda, no Litoral Norte baiano, o Porto Itacimirim Residence, apresentando unidades tipo vilagge, com 2 e 3 suites, dispondo de uma infraestrutura completa de lazer, com quadra de tênis, areas goumet, academia, campo de futebol, piscina com deck molhado dentre outros atrativos.
Juliana Costa, que treina com a Triação Assessoria Esportiva, vai participar da maratona para amadores nas Olimpíadas, que começam nesta sexta-feira (26)
A jovem de 32 anos se encontrou na corrida e há quatro ela leva o esporte a sério, sempre com muito treino e disciplina. Em 2022 ficou sabendo que ia acontecer uma maratona para amadores durante as Olímpiadas e para participar precisava ser sorteado através de um aplicativo que a organização criou só para isso. Nesse aplicativo, eram lançados desafios, como por exemplo correr 20 km em 15 dias ou 10km de uma vez. O prêmio de cada desafio era poder ser sorteado para a prova. Desde então, Juliana vinha se inscrevendo nos desafios que eram lançados, aproveitando os treinos de corrida que ela já ia fazer de qualquer forma. E em abril desse ano, ela finalmente foi sorteada. “Fiquei muito feliz quando recebi o e-mail deles confirmando a minha participação. Vou realizar um grande sonho”, assegura Juliana.
A soteropolitana começou a correr em 2020, durante a pandemia, quando morava e trabalhava em São Paulo. Logo que foi transferida para Salvador, sua cidade natal, ela continuou correndo sozinha, mas não demorou muito e procurou a ajuda profissional da Triação, com quem treina até hoje. Ela não pensava em correr uma maratona, até porque achava que o seu corpo não aguentava tanto. Mas esse ano fez a primeira maratona de asfalto no Rio de Janeiro e começou a participar dos desafios para Paris sem muita expectativa. “O que mais me atraiu foi a oportunidade de estar nas Olimpíadas em Paris, cidade muito especial pra mim. E pra minha felicidade, acabou dando certo”, comemora a baiana.
Os jogos Olímpicos começam em Paris nesta sexta-feira, 26 de julho, com a tradicional cerimônia de abertura realizada pela primeira vez fora de um estádio. Será no famoso Rio Sena. A prova que Juliana vai participar, Marathon Pour Tous – a maratona dos amadores, será dia 10 de agosto, entre a maratona profissional masculina, que vai acontecer no dia 10 pela manhã, e a maratona feminina, que será no dia 11, e encerrará os Jogos Olímpicos.
Para Diogo Andrade, sócio/fundador da Triação Assessoria Esportiva, que este ano comemora 20 anos de atuação, é motivo de muito orgulho acompanhar a trajetória da aluna Juliana Costa. “É preciso levar a sério e ela leva. O treino diário, embaixo de sol ou chuva, é essencial para alcançar os mais diversos objetivos dentro do esporte”, garante Diogo. No total, cerca de 10.500 atletas de 206 países diferentes vão participar dos Jogos Olímpicos deste ano e Juliana Costa estará lá representando a Bahia.