Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, s�bado, 13 de junho de 2026

Empregos

Exército abre inscrições para concurso público de oficiais de carreira; são 227 vagas, em Salvador

11 de Abril de 2026 | 09h 27
Exército abre inscrições para concurso público de oficiais de carreira; são 227 vagas, em Salvador
Foto: Divulgação/Exército

Estão abertas as inscrições para o concurso público de admissão aos cursos de formação da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), em Salvador, para o ano de 2027. Ao todo, estão sendo oferecidas 227 vagas, em diferentes especialidades de nível superior. Interessados podem se candidatar até o dia 12 de junho.

As vagas são para profissionais de ambos os sexos que tenham nível superior. Os critérios de idade para ingresso na carreira variam conforme cada especialidade. Para ter acesso a mais informações, basta verificar os editais do certame, por meio do site da ESFCEx.

O concurso é composto por quatro etapas:

 

- Exame intelectual, com provas em diversas cidades do território nacional;

- Inspeção de Saúde;

- Exame de Aptidão Física;

- Avaliação Psicológica.

 

Na área de Saúde, há vagas para oficiais médicos, farmacêuticos e dentistas. São 109 vagas de âmbito nacional para médicos, em variadas especialidades.

Segundo a instituição, os formandos poderão servir em qualquer parte do país. Os locais de destino só são divulgados em uma fase mais avançada do curso. A distribuição acontece de acordo com a ordem de classificação dos alunos.

Aos médicos, também foram disponibilizadas 43 vagas de âmbito regional. Neste caso, no ato da inscrição, o candidato define a qual vaga específica de cada cidade listada quer concorrer.

Na área de Saúde, ainda há oportunidades para profissionais de farmácia e odontologia. São oito vagas para farmacêuticos, incluindo Farmácia Oncológica. Outras oito são para dentistas, de diferentes especialidades.

Os alunos da área de Saúde são promovidos a 1º tenente ao final das 37 semanas de formação na ESFCEx. Oficiais dentistas e farmacêuticos podem alcançar até o posto de coronel, ao final da carreira. Para médicos, o posto máximo é de general de divisão.

Para o concurso destinado ao Quadro Complementar de Oficiais (QCO), foram abertas 57 vagas, incluindo ampla concorrência e cotas determinadas por legislação. Foram contempladas as seguintes especialidades:

 

- Administração;

- Ciências Contábeis;

- Comunicação Social (Jornalismo);

- Direito;

- Economia;

- Enfermagem;

- Estatística;

- Informática;

- Psicologia;

- Pedagogia;

- Medicina Veterinária;

- Magistério em Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Italiano, Matemática, Português e Química.

 

O Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar também dura 37 semanas. Ao final do período de formação, o aluno é promovido ao posto de 1º tenente.

Ao longo da carreira, o oficial do QCO desempenha diversas funções de assessoramento técnico, podendo alcançar o posto de coronel, após promoções, ao longo do tempo.

O curso do Quadro de Capelães Militares é dividido em três etapas:

 

- Período de Instrução Militar Geral, na própria ESFCEx;

- Período de Observação, na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ) e na Escola de Sargentos das Armas (Três Corações-MG);

- Período de Adaptação, em Brasília (DF) e na área da 6ª Região Militar (Bahia e Sergipe).

 

São duas vagas disponíveis para o credo Católico Apostólico Romano. Após a conclusão do curso, o aluno é nomeado 2º tenente e pode ser promovido a coronel.



Empregos LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje