Os radares eletrônicos instalados em rodovias federais de todo o país voltaram a operar após decisão judicial que determinou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a retomada imediata do monitoramento de velocidade. Ao todo, 3.887 faixas de tráfego estavam sem fiscalização desde o início de agosto, incluindo trechos da BR-324 e da BR-116, na Bahia.
Segundo o Dnit, a ordem de religar os equipamentos foi emitida em 21 de agosto, dentro do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV). Após a decisão, ofícios foram enviados às empresas responsáveis, que iniciaram o processo de reativação dos radares em todo o país.
A paralisação ocorreu por falta de recursos financeiros. Embora o programa necessitasse de R$ 364 milhões para ser mantido, o orçamento aprovado foi de apenas R$ 43,3 milhões.
Durante o período em que os equipamentos permaneceram desligados, além do aumento no risco de acidentes, as multas por excesso de velocidade também deixaram de ser aplicadas.