Um jovem baiano de 20 anos foi preso no último domingo (8) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, enquanto tentava embarcar para Paris com 65 cápsulas de cocaína. A detenção ocorreu após uma análise de risco conduzida pela equipe da Receita Federal. O suspeito, que estava usando uma cueca com compartimentos especiais para esconder a droga, afirmou ter engolido algumas das cápsulas. Ele alegou ter sido forçado a participar da operação para saldar uma dívida com traficantes.
Dois dias depois, na terça-feira (10), uma mulher de 19 anos, natural de Brasília, também foi detida ao tentar embarcar para a capital francesa em um voo separado. Ela carregava 127 cápsulas de cocaína em peças íntimas e revelou não ter conseguido engolir as cápsulas.
Ambos os indivíduos foram levados a um hospital público para atendimento médico, incluindo lavagem estomacal, devido ao risco de ruptura das cápsulas no trato digestivo, o que pode ser fatal. Posteriormente, foram encaminhados à Polícia Federal, que colaborou com a Receita Federal na operação. O jovem e a mulher, cujos nomes não foram divulgados, foram autuados em flagrante e estão agora no sistema penitenciário, onde enfrentarão acusações de tráfico internacional de drogas. Se condenados, a pena pode chegar a 15 anos de reclusão.