Uneb desenvolve 1º protótipo de robô de serviços da Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 04 de dezembro de 2024

Educação

Uneb desenvolve 1º protótipo de robô de serviços da Bahia

05 de Fevereiro de 2015 | 11h 26
Uneb desenvolve 1º protótipo de robô de serviços da Bahia
Bill em sua aparência atual (imagem à esq.) e em aparência projetada para apresentação na RoboCup 2015

Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB, por meio da Equipe Bahia Robotic Team (BahiaRT), apresentou ao público o primeiro protótipo de robô de serviços desenvolvido na Bahia.

O robô, batizado de Bill, é fruto de seis anos de trabalho empenhado por 25 pesquisadores, entre professores e estudantes do curso de Sistema da Informação e Design da UNEB.

BILL é o terceiro protótipo produzido pelo ACSO/BahiaRT nesta modalidade, mas é o primeiro com chances reais de pleitear a primeira qualificação brasileira para o evento internacional RoboCup 2015, na categoria Robocup@Home.

Segundo o coordenador do Acso, o professor Josemar Souza, para qualificar-se o protótipo precisa demonstrar mérito científico com resultados práticos reais comprovados numa pré-seleção realizada pelo comitê organizador da categoria. “É chegada a hora de mostrar para o mundo o fruto de seis anos de pesquisa. Estamos confiantes na qualificação”, destacou Josemar.

RoboCup é uma competição científica mundial que visa o desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial. Este ano o evento será realizado entre os dias 17 e 23 de julho, na cidade de Hefei, na China.

Robô de serviço

Os robôs de serviço têm a função de servir o ser humano nas suas necessidades cotidianas. Em tese, executarão tarefas domésticas como limpar, cozinhar, cuidar de crianças e idosos, assistir doentes.

Ainda não existem robôs de serviço no mundo executando com perfeição as tarefas às quais se propõem. Porém, de acordo com o professor Josemar, os protótipos evoluem a cada ano. “Acredita-se que, em breve, o mercado de varejo já comercialize robôs de serviço para uso da população”, acredita o docente.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje