Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

Aedes Aegypti pode transmitir nova doença chamada nyong-nyong

27 de Outubro de 2015 | 10h 48

A nova virose provoca febre e pertence à mesma família da chikungunya

Aedes Aegypti pode transmitir nova doença chamada nyong-nyong
O mosquito Aedes Aegypti transmite também outras doenças, como dengue, zika e chikungunya

Depois da dengue, a febre chikungunya e a zika, uma nova virose pode estar sendo transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a nyong-nyong, nova descoberta dos especialistas.

De acordo com o infectologista Rivaldo Venâncio ao G1 Mato Grosso do Sul, a nova virose provoca febre e pertence à mesma família da chikungunya, que provoca dores nas articulações. Segundo boletim da Secretaria de Saúde do Mato Grosso, 64 dos 79 municípios do estado têm alta incidência da dengue.

O médico patologista e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mitermayere Galvão dos Reis, afirma que pode ocorrer no Mato Grosso do Sul epidemias de zica, chikungunya e nyong-nyong.

De acordo com ele, os vírus estão se disseminando cada vez mais rápido pelo planeta devido à grande facilidade que as pessoas têm de circular, o que aumenta o risco de transmissão de doenças, basta que haja em determinados locais mosquitos transmissores apropriados, como é o caso do Aedes Aegypti no Brasil.

FONTE: G1



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje