Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

Bahiafarma vai contratar mais de 400 profissionais a partir de 2016

30 de Setembro de 2015 | 17h 13
Bahiafarma vai contratar mais de 400 profissionais a partir de 2016
Mais de 400 profissionais entre farmacêuticos, químicos e biólogos serão contratados pela Bahiafarma, entidade ligada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a partir de 2016. Aliado a este montante, a expectativa é que a demanda por mão de obra qualificada aumente a partir da política de atração de indústrias farmoquímicas pelo Governo da Bahia. 
 
Segundo a Sesab, a escassez de mão de obra qualificada para atuar no segmento é uma realidade no estado. Nesse sentido, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta semana com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior, para elaborar uma estratégia que garanta o maior número de baianos ocupando essas vagas. “Uma das iniciativas visa estimular o direcionamento dos cursos de pós-graduação para a área farmoquímica, bem como estruturar um programa de estágio remunerado para estudantes da graduação na Bahiafarma”, afirma o secretário.
 
Perspectivas
 
A Bahiafarma é considerada uma empresa estratégica no processo de atração e fixação de laboratórios e indústrias farmacêuticas, para a criação de um polo farmoquímico na Bahia nos próximos anos. Está em implantação o desenvolvimento de linha de produção multipropósito, com a fabricação de imunobiológicos e de itens como órteses e próteses de alto perfil, além de testes rápidos de diagnósticos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, com a possibilidade ainda de exportar para a América Latina. 
 
Em paralelo, com o propósito de captar outros negócios possíveis de serem assimilados, independentes de transferência de tecnologia via Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), a Bahiafarma tem prospectado outros projetos, considerando a necessidade de investimento, custo de produção, disponibilidade de mercado e demanda de consumo do SUS. Há parcerias estabelecidas com diversos laboratórios, entre eles, Cristália, Novartis, Libbs e Biocen.

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje