Através de uma indicação apresentada na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Pedro Américo (Cidadania) sugere ao prefeito José Ronaldo de Carvalho (União) que sejam ampliadas as campanhas de castração animal na cidade.
O parlamentar pede, inclusive, a realização de programas
itinerantes nas diversas regiões, bairros e distritos, abrangendo animais de
rua, não só como forma de promover o bem-estar animal, mas também de assegurar
a saúde da população.
Segundo o parlamentar, a medida é essencial, diante do
crescimento desordenado da população de cães e gatos, fator diretamente
relacionado ao aumento do abandono, dos maus-tratos e da sobrecarga dos
serviços públicos e da rede de proteção animal.
Pedro Américo justifica que a castração constitui política
pública de caráter preventivo, amplamente reconhecida por sua eficácia no
controle populacional, na redução de comportamentos agressivos e na diminuição
da incidência de doenças, inclusive zoonoses.
Conforme o edil, “ao ampliar e descentralizar essas
campanhas, o Município garante maior segurança à população, especialmente de
famílias em situação de vulnerabilidade, além de contribuir, significativamente,
para a saúde pública, ao reduzir riscos sanitários e promover um ambiente urbano mais
equilibrado”.