Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

MEC avança na federalização de hospitais na Bahia

25 de Agosto de 2015 | 15h 59
MEC avança na federalização de hospitais na Bahia
Vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, visitou as unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras - Na imagem a Unidade de saúde em Barreiras.

A expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia e o compromisso da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em comprar serviços de média e alta complexidade, o que garante fonte suplementar de financiamento, ampliou o interesse do Ministério da Educação em federalizar hospitais na capital e no interior. No total, já são quatro em vista – os hospitais Ana Nery (Salvador), Nair Alves de Souza (Paulo Afonso), Eurico Dutra (Barreiras) e Regional de Teixeira de Freitas.

Nesta quarta-feira (26), em Brasília, ocorre mais um passo para federalizar o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). Um acordo para a transferência da unidade de saúde, que atualmente é administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será assinado na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários no Brasil.

O encontro terá a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e da vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, que na segunda-feira (24) visitou unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras, com a mesma perspectiva de federalização, além de representantes da universidade, Chesf e parlamentares.

De acordo com Vilas-Boas, há interesse do Estado em descentralizar os serviços de média e alta complexidade e fortalecer o papel de hospitais regionais e universitários como centros de excelência na pesquisa e assistência. “Com base em metas e pagamento por produtividade, temos estimulado a melhoria da gestão e o profissionalismo. No Hospital Nair Alves de Souza, que em breve serão instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal com recursos oriundos de emendas parlamentares, o Estado terá um papel importante adquirindo esses serviços, garantindo assim o fluxo financeiro adequado para a realidade do hospital”.

Federalização

O Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, é uma das unidades visitadas e que devem ser incorporadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), mas na avaliação de Jeanne Michel, foi construída na década de 40 ainda precisa de estudos sobre a sua vocação. “Ele [hospital] está operando dentro da sua capacidade e a sua transformação em universitário precisa de avaliação técnica e acordos entre os secretários de saúde do município e do Estado, além da universidade”. 

Michel enfatizou ainda que a unidade hospitalar será avaliada por uma equipe técnica, sendo possível “fazer uma adaptação das estruturas existentes para outra função no futuro e, eventualmente, até construir uma nova área, o que depende da vocação que se pretende dar a esta unidade”. Ela disse que um “planejamento cuidadoso” está em andamento. Em Teixeira de Freitas, o Hospital Regional, que já é referência em neurocirurgia, hemodinâmica, além de cirurgia cardíaca e ortopédica, será avaliado para fins de incorporação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que terá sede do curso de medicina no município.
 

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje