Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, domingo, 14 de junho de 2026

Justiça

STF torna réus cinco acusados do caso Marielle

18 de Junho de 2024 | 17h 58
STF torna réus cinco acusados do caso Marielle
Foto: Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar réus os acusados de planejar o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018. Por unanimidade, os ministros aceitaram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em maio deste ano contra os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, além do delegado Rivaldo Barbosa.


Outros dois acusados também serão julgados: Ronald Paulo de Alves Pereira, conhecido como Major Ronald, foi denunciado pelo homicídio, sendo acusado de monitorar a rotina da vereadora antes do crime. Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe e ex-assessor de Domingos Brazão no TCE, foi denunciado por organização criminosa, sob a acusação de ter fornecido a arma utilizada no crime.


O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou favoravelmente ao recebimento da denúncia contra os cinco envolvidos. "Há justa causa para o recebimento da denúncia", afirmou o relator da ação no STF, destacando a tipicidade, punibilidade e viabilidade da denúncia da PGR, respaldada por suporte probatório suficiente, incluindo a detalhada narrativa do colaborador Ronnie Lessa e outros materiais probatórios.


Com o recebimento da denúncia, será iniciada uma ação penal para apurar os crimes imputados pela PGR e decidir sobre a culpa ou inocência dos denunciados durante a instrução processual.


Os irmãos Brazão foram denunciados por organização criminosa e homicídio com suspeita de motivação política, enquanto o delegado Rivaldo Barbosa e o Major Ronald foram denunciados pelo homicídio com suspeita de motivação política. Robson Calixto Fonseca foi denunciado apenas por organização criminosa.

 

 

  



Justiça LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje