Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Helicóptero que transportava chefe do Estado-Maior da Índia cai e deixa ao menos sete mortos

08 de Dezembro de 2021 | 11h 08
Ouvir a matéria:
Helicóptero que transportava chefe do Estado-Maior da Índia cai e deixa ao menos sete mortos
Foto: Sajjad Hussain/AFP

O helicóptero que transportava o comandante do Estado-Maior da Defesa da Índia, general Bipin Rawat, caiu, nesta quarta-feira (8), no estado de Tamil Nadul, situado ao sul do país asiático, causando a morte de pelo menos sete pessoas.

De acordo com a agência de notícias AFP, a Força Aérea informou que a aeronave russa modelo Mi-17V5 do exército indiano se acidentou nas proximidades do município de Coonoor e que, além do general, de 63 anos, estavam a bordo sua mulher e outros oficiais. Eles seguiam para a Escola do Estado-Maior da Defesa. Não foram divulgadas informações sobre o quadro de saúde de Rawat.

Uma investigação foi aberta, a fim de determinar a causa do acidente. Segundo o Uol, a AFP reportou que o ministro das Florestas de Tamil Nadu, K. Ramachandran, disse ao jornal Times of India que sete corpos foram recuperados na área do acidente. Uma fonte do Corpo de Bombeiros de Coonoor declarou que "vários feridos foram levados para o hospital".

O helicóptero caiu em uma área de floresta, cerca de 10 quilômetros da rodovia mais próxima, o que obrigou as equipes de resgate a caminharem até o local do acidente. Nas imagens divulgadas pela imprensa local, pessoas tentavam apagar as chamas utilizando baldes com água. Um grupo de soldados aparece retirando um dos passageiros em uma maca improvisada.

Conforme o Uol, o helicóptero decolou da base aérea militar de Sulur, em Coimbatore (Tamil Nadu). Considerado próximo ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o general Rawat é o primeiro comandante do Estado-Maior da Índia, cargo criado, em 2019, pelo governo.

Bipin Rawat procede de uma família com tradição militar de várias gerações a serviço do Exército indiano, tendo ingressado na instituição em 1978. Coube a ele o comando das tropas na parte indiana da Caxemira (território dividido, atualmente, com o Paquistão e a China), tendo atuado ao longo da Linha de Controle Real, na fronteira chinesa.

Conforme o Uol, o militar também lutou contra os insurgentes do nordeste da Índia e supervisionou uma operação de contrainsurgência na fronteira com Mianmar. Entre 2017 e 2019, foi nomeado comandante do Exército indiano, tendo sido promovido, segundo analistas, para melhorar a coordenação entre as Forças Armadas.

O modelo do helicóptero envolvido no acidente entrou em serviço na década de 1970, tendo sendo utilizado por exércitos de todo o mundo. Há registro de diversos acidentes envolvendo este tipo de aeronave, nos últimos anos. O mais recente aconteceu em novembro, quando 14 pessoas morreram em consequência da queda de um aparelho deste modelo pertencente ao Exército do Azerbaijão.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje