Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 30 de novembro de 2021

Mundo

Explosão ocorre nas proximidades do aeroporto de Cabul, no Afeganistão; país está sob domínio do Talibã

26 de Agosto de 2021 | 12h 51
Ouvir a matéria:
Explosão ocorre nas proximidades do aeroporto de Cabul, no Afeganistão; país está sob domínio do Talibã
Foto: Jung Yeon-je/AFP

Uma explosão foi registrada, na manhã desta quinta-feira (26), nas proximidades do aeroporto de Cabul, no Afeganistão. A agência de notícias AFP reportou que o anúncio foi feito pelo porta-voz do Pentágono, John Kirby. Não foi divulgado o número de eventuais vítimas.

Através do Twitter, Kirby confirmou a ação terrorista, mas enfatizou o desconhecimento, até aquele momento, de possíveis vítimas. "Podemos confirmar uma explosão do lado de fora do aeroporto de Cabul. Não está claro, no momento, se há vítimas", escreveu.

Segundo a AFP, funcionários do governo dos Estados Unidos e de países aliados declararam que, nas últimas horas, os serviços de inteligência alertaram sobre ameaças de ataques contra o aeroporto da capital afegã, único território ainda livre do domínio do Talibã.

A facção fundamentalista tomou a cidade, no último dia 15 de agosto, após render quase todo o país. O grupo terrorista empreendeu uma ofensiva relâmpago que levou menos de duas semanas para subjugar 30 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. O Talibã, que dominou a região entre os anos de 1996 e 2001, período marcado por ações totalitaristas e violentas, especialmente contra as mulheres, exige a saída imediata das tropas norte-americanas e aliadas do território.

Na recente invasão de Cabul, cenas de terror chocaram o mundo, quando afegãos desesperados tentaram fugir do país, pelo aeroporto, e acabaram esmagados ou caindo dos aviões militares dos Estados Unidos. O caso está sendo investigado pela Força Aérea Americana.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje