Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 30 de novembro de 2021

Mundo

Brasil envia ajuda humanitária ao Haiti

22 de Agosto de 2021 | 13h 41
Ouvir a matéria:
Brasil envia ajuda humanitária ao Haiti
Foto: TV Brasil

O governo brasileiro enviou, na manhã deste domingo (22), ajuda humanitária ao Haiti. De acordo com a Agência Brasil, 32 bombeiros e um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional levam cerca de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência, além de 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde.

O objetivo da missão é prestar assistência ao país caribenho, auxiliando a amenizar os problemas decorrentes dos terremotos que devastaram o território haitiano no dia 14 de agosto. Os abalos sísmicos resultaram em mais de 2 mil mortos e 10 mil feridos, até o momento.

O avião de transporte KC-390 Millennium decolou da Base Aérea de Brasília com previsão de desembarcar em Porto Príncipe, capital do Haiti, após paradas para abastecimento em Cachimbo (PA) e em Boa Vista (RR), às 19h25 (horário de Brasília). Conforme a Agência Brasil, a aeronave deve retornar a Brasília amanhã (23), por volta das 08h20.

Em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília, pouco antes do embarque, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a solidariedade é uma marca do povo brasileiro. "Recebi o pedido e, com o apoio das Forças Armadas e do corpo diplomático, essa missão foi armada. Esse pequeno contingente terá grande missão e simbolismo", disse. 

Em meio às 3,5 toneladas de medicamentos e insumos enviados, há, conforme o Ministério da Defesa, cinco kits que podem (cada um deles) atender até 10 mil pessoas em situações de desastre. Além disso, foram enviados materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), como macas, colares cervicais, biombos, insulina humana tipo regular e medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje