Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 30 de novembro de 2021

Mundo

Alemanha libera a entrada de brasileiros vacinados; medida começa a vigorar neste domingo (22)

21 de Agosto de 2021 | 16h 48
Ouvir a matéria:
Alemanha libera a entrada de brasileiros vacinados; medida começa a vigorar neste domingo (22)
Foto: Getty Images/iStockphoto

A Alemanha decidiu liberar a entrada de brasileiros vacinados em seu território a partir deste domingo (22). De acordo com o portal de notícias Uol, a mudança nas regras veio após a revisão do status do Brasil, pelo governo alemão e pelo Robert Koch Institute. Segundo a avaliação, o país da América do Sul mais afetado pela pandemia de Covid-19 deixou de ser classificado como zona com variantes do vírus para se qualificar como zona de alto risco.

Isso significa, na prática, que turistas imunizados com vacinas aprovadas pela agência reguladora alemã para medicamentos, denominada Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), poderão voltar ao país. Conforme o Uol, a entrada será permitida aos cidadãos brasileiros que tomaram os antígenos da Janssen, Moderna, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford (incluindo a Covishield, versão indiana do imunizante britânico).

As representações da República Federal da Alemanha no Brasil informaram que uma ampliação "abrangendo outras vacinas com um padrão comparável de proteção está prevista assim que os testes necessários forem concluídos".

Para ser reconhecido como totalmente vacinado, o turista precisa ter recebido sua a dose de um dos fármacos há pelo menos 14 dias. A partir de então, diz o Uol, ele poderá realizar o registro digital de entrada, por meio do preenchimento de um formulário e questionário digital, a ser feito antes do embarque.

Uma vez em solo alemão, o brasileiro deverá apresentar à Polícia Federal ou às autoridades de controle da fronteira o Certificado COVID Digital UE ou comprovante similar de vacinação (digital ou em papel), escrito em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol. O documento deverá conter:

·         Dados pessoais do vacinado, como sobrenome, nome e data de nascimento;

·         Data da vacinação e número de doses aplicadas;

·         Nome da vacina aplicada;

·         Nome da doença alvo da vacina;

·         Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.

 

·         Caso o viajante já tenha contraído Covid-19, ele poderá ser considerado totalmente vacinado com apenas uma dose, mas precisará, também, apresentar um teste PCR positivo antigo como prova de que teve a doença. Todos os comprovantes devem estar em alemão, francês, italiano ou espanhol, sejam impressos ou digitais.

Ainda de acordo com o Uol, menores de 12 anos ainda não vacinados podem entrar na Alemanha acompanhada de pelo menos um dos pais, que deve estar totalmente imunizado e se apresentarem um PCR ou teste de antígeno negativo, segundo a diplomacia alemã. No caso de filhos menores de 6 anos, não é necessário apresentar testes.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje