OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas contra a Covid-19 - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Mundo

OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas contra a Covid-19

23 de Abril de 2021 | 08h 57
OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas contra a Covid-19
Foto: Reuters/Denis Balibouse

No dia em que se comemora o primeiro aniversário do mecanismo Covax Facility, aliança internacional entre governos e farmacêuticas, criada para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de imunizantes contra a Covid-19, garantindo acesso igualitário à vacinação, a Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenadora do programa, denuncia que continua havendo desigualdade na distribuição dos agentes imunizadores.

Segundo Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, as vacinas não estão chegando aos países mais pobres. "Quase 900 milhões de doses de vacinas foram distribuídas globalmente, porém mais de 81% foram para países de rendimentos médios/altos a altos, enquanto os países de baixos rendimentos receberam apenas 0,3%", lamentou.

De acordo com a Agência Brasil, o gestor já havia denunciado, diversas vezes, o que considera uma injusta distribuição de vacinas. Tedros Adhanom vem apelando aos países mais ricos que partilhem as doses em excesso, a fim de ajudar a imunizar os profissionais de saúde dos países, financeiramente, mais desfavorecidos.

Até o momento, o consórcio Covax Facility distribuiu 40,5 milhões de doses a 118 países. Mas a pretensão, conforme a OMS, é alcançar 2 bilhões de doses até o fim de 2021.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje