Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Presidente da França testa positivo para Covid-19

17 de Dezembro de 2020 | 12h 53
Presidente da França testa positivo para Covid-19
Foto: Reprodução

Por meio de um comunicado, a Presidência da França informou que o chefe do Estado francês, Emmanuel Macron, testou positivo para a Covid-19, enfermidade causada pelo novo coronavírus. “O Presidente da República foi diagnosticado positivo para Covid-19, hoje. Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR, realizado no início dos primeiros sintomas”, diz o documento.

Macron, que completará 43 anos no próximo dia 21, permanecerá em isolamento, pelos próximos sete dias. No entanto, continuará a exercer as suas funções remotamente, conforme a assessoria da Presidência.

Segundo o Uol, a primeira-dama da França, Brigitte Macron, de 67 anos, não contraiu o vírus. Em outubro, ela teve contato com um caso positivo, necessitando ficar isolada, mas seu exame deu negativo. Nesta terça-feira (15), ela realizou um novo teste, antes de visitar a ala pediátrica de um hospital parisiense, mas o resultado também foi negativo. A primeira-dama não apresenta sintomas. No entanto, por fazer parte do grupo de risco, deverá ficar afastada do presidente, nos próximos dias.

Por ter tido contato com Macron, o primeiro-ministro da França, Jean Castex, também entrou em quarentena. Conforme o Uol, o premiê deveria ter apresentado o plano de imunização do país nesta quinta-feira (17), mas acabou sendo substituído pelo ministro da Saúde, Olivier Véran.

ANO NOVO CANCELADO –Emmanuel Macron viajaria ao Líbano na próxima terça-feira (22). O presidente passaria o Ano Novo com militares franceses. A viagem, porém, precisou ser cancelada.

Ainda segundo o Uol, ontem (16), o presidente francês almoçou com o primeiro-ministro português, Antonio Costa, depois de participar de um Conselho de Ministros. Na terça-feira (15), ele também se encontrou com Peter Maurer, presidente do comitê internacional da Cruz Vermelha. Na semana passada, Macron viajou a Bruxelas, na Bélgica, para participar da cúpula da União Europeia.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente do Conselho Europeu tiveram contato recente com o chefe político da França. Por isso também tiveram que iniciar um período de quarentena preventivo.

O site lembra que, além de Macron, outros estadistas já contraíram a doença, como o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

RESTRIÇÕES –Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a França contabiliza mais de 2,4 milhões de casos de Covid-19 e 59.472 óbitos, desde o início da pandemia, em fevereiro. Ontem, o país registrou mais de 17 mil novos casos.

Temendo que o número de infectados pelo novo coronavírus cresça descontroladamente, em função das celebrações de Natal e Ano Novo, o governo francês decidiu manter as medidas restritivas de deslocamento. Atualmente, está em vigor, no país, um toque de recolher que vai das 20 horas às 6 horas. Restaurantes, bares, cinemas, museus e outros centros de lazer estão fechados desde o fim de outubro.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje