Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

Obras da UTI do Hospital Eládio Lasserre serão retomadas em Cajazeiras

03 de Dezembro de 2015 | 17h 06
Obras da UTI do Hospital Eládio Lasserre serão retomadas em Cajazeiras
Obras da UTI do Eládio Lasserre serão retomadas-Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

A retomada das obras de construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras, na capital baiana, foi anunciada nesta quinta-feira (3), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. O hospital, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), passará a contar com dez leitos na UTI, além dos 150 de internação já existentes. 

A construção do espaço, iniciada no primeiro semestre de 2014, foi interrompida por conta de pendências da construtora junto ao Governo do Estado. Atualmente, a execução física está em 27%. Fábio Vilas-Boas ainda autorizou a separação da emergência adulta da pediátrica e determinou que fosse providenciada a climatização de todas as enfermarias do hospital, que atende, em sua emergência, cerca de 300 pessoas por dia, na área de clínica média, pediatria e ortopedia.

A visita, que também teve a participação do assessor de relações institucionais, Mateus Simões, faz parte das inspeções que o secretário vem fazendo nas unidades da Sesab. O Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, também esteve no roteiro desta quinta-feira. Na unidade, Vilas-Boas verificou a denúncia de falta de equipamentos no hospital. Ele determinou que fosse feito o levantamento dos aparelhos para que sejam tomadas as providências, caso haja déficit, para não haver prejuízo ao atendimento da população. “O equipamento de arco cirúrgico para a realização de cirurgias ortopédicas estava quebrado e determinei a substituição emergencial por um novo”, afirmou.

Outras visitas

O secretário ainda visitou o Hospital Professor Carvalho Luz, em Salvador, que possui 84 leitos e acolhe, principalmente, pacientes crônicos acometidos por traumas, pacientes que necessitam de observação enquanto aguardam segundo tempo de cirurgia, além de ter um centro cirúrgico que realiza algumas cirurgias plásticas reparadoras. “Identifiquei a necessidade de reduzir o tempo de permanência desses pacientes, aumentando o giro leito”, disse o secretário.

A Unidade de Emergência Mãe Hilda de Jitolu, no Curuzu, também foi inspecionada pelo titular da Sesab. “A unidade necessita passar por reforma geral, troca de piso, pintura e mobiliário novo. Precisa ainda de informatização total na assistência médica. O governador Rui Costa foi informado e determinou que fossem realizados todos os investimentos para dotar a unidade do que há de mais moderno”, destacou. A unidade de emergência do Curuzu atende a uma média de 200 pessoas por dia. São pacientes acometidos principalmente por complicações de hipertensão e diabetes.

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje