Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (13), em Vitória da Conquista, durante a Operação FURVUS, deflagrada para desarticular uma associação criminosa especializada em furtos a terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Os crimes investigados ocorreram ao longo de 2023 nos estados da Bahia e do Paraná e causaram um prejuízo estimado em R$ 24.702,00.
De acordo com as investigações, o grupo tinha base no estado de São Paulo e se deslocava para diferentes regiões do país com o objetivo de cometer os furtos. Os suspeitos já possuem um histórico criminal extenso, com passagens anteriores por crimes da mesma natureza.
As apurações identificaram ao menos sete ocorrências relacionadas à atuação da quadrilha, sendo quatro furtos consumados e três tentativas, em agências bancárias localizadas nos municípios de Curitiba (PR), Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Poções.
O modus operandi consistia na simulação de depósitos bancários para provocar a abertura do módulo dos caixas eletrônicos. Em seguida, os criminosos utilizavam dispositivos conhecidos como “jacaré” para retirar envelopes contendo dinheiro e cheques.
Além das quatro prisões preventivas, a Justiça também impôs medidas cautelares a outro investigado, autorizou a realização de buscas pessoais e domiciliares e determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite do prejuízo apurado.
Somadas, as penas previstas para os crimes investigados podem ultrapassar 10 anos de prisão, além da aplicação de outras sanções previstas na legislação.