Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quarta, 17 de junho de 2026

Política

Lula nomeia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

21 de Outubro de 2025 | 08h 39
Lula nomeia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Foto: Leandro Paiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta é responsável pela articulação do governo com movimentos sociais e entidades civis e tem papel estratégico dentro do Palácio do Planalto, especialmente em um ano pré-eleitoral.

Boulos assume o posto deixado por Márcio Macêdo (PT-SE), que comandava a secretaria desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Com 42 anos, Boulos é uma das principais lideranças da esquerda brasileira e um dos nomes de maior destaque do PSOL. Formado em Filosofia e com mestrado em Psiquiatria, ele atua também como professor e psicanalista.

Na trajetória política, o novo ministro já disputou a Presidência da República em 2018 e concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024. Em 2022, foi eleito o deputado federal mais votado do estado de São Paulo.

 

  



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje