Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, domingo, 14 de junho de 2026

Mundo

Itamaraty confirma reunião de chanceleres do Brasil e dos EUA

09 de Outubro de 2025 | 16h 00
Itamaraty confirma reunião de chanceleres do Brasil e dos EUA
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, devem se encontrar em Washington, em breve, para tratativas sobre a taxação extra aos produtos brasileiros exportados para aquele país.

Por meio de nota, o Itamaraty informou que os dois porta-vozes conversaram, por telefone, nesta quinta-feira (9). “Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião, proximamente, em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”, diz o documento.

Ainda conforme o comunicado, “o Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, acrescenta o Itamaraty.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e presidente estadunidense, Donald Trump (Reprublicano), conversaram por videoconferência, na última segunda-feira (6). Conforme Lula, as negociações, agora, entram em um outro momento.

Os dois presidentes trocaram seus números de telefone pessoais, a fim de estabelecerem uma via direta de comunicação e, também, devem se encontrar pessoalmente, em breve.

Trump ainda designou Marco Rubio para dar sequência às negociações. Esta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, com o intuito de reverter o tarifaço ao Brasil.

O principal deles, segundo o ministro, é que a medida está encarecendo a vida do povo estadunidense. Haddad lembrou, ainda, que os Estados Unidos já têm superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento no país, sobretudo voltado para transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.

Tarifaço – O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar os impostos contra parceiros comerciais, na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China, nas últimas décadas.

No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países, de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

No entanto, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional, de 40%, contra o Brasil, em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022.

Entre os produtos tarifados pelos Estados Unidos, estão o café, as frutas e as carnes. Inicialmente, cerca de 700 itens (45% das exportações do Brasil aos EUA, como suco e polpa de laranja; combustíveis; minérios; fertilizantes; e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes ficaram de fora da taxação. Depois, outros produtos também foram livrados das tarifas adicionais.

 

 

 



 

*Com informações da Agência Brasil.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje