Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Brasil diz acompanhar detenção de ativista que viajou, junto à Flotilha da Liberdade, para levar ajuda à Gaza

09 de Junho de 2025 | 13h 54
Brasil diz acompanhar detenção de ativista que viajou, junto à Flotilha da Liberdade, para levar ajuda à Gaza
O internacionalista brasileiro transmitiu a interceptação e o ataque israelense à embarcação via redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram @thiagoavilabrasil)

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou, nesta segunda-feira (9), uma nota, afirmando que está acompanhando a interceptação do barco Madleen, no qual uma expedição de ativistas que integram a coalizão humanitária Flotilha da Liberdade viajava, na tentativa de distribuir comida, medicamentos e outros itens básicos de sobrevivência aos palestinos sitiados na Faixa de Gaza.

A embarcação foi interceptada e atacada com substância química desconhecida, na noite deste domingo (8), em águas internacionais, pela Marinha de Israel. Os tripulantes, dentre eles o internacionalista e ambientalista brasileiro Thiago Ávila, foi detido, juntamente com a ativista climática sueca Greta Thunberg; o ator irlandês Liam Cunningham, de Game of Thrones; e a deputada francesa no Parlamento Europeu Rima Hassan, além de mais oito integrantes de diversas nacionalidades.

O Brasil afirmou, no documento, que instou o governo israelense a “libertar os tripulantes detidos”, recordando “o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais”.

O Madleen partiu da Itália, rumo à costa de Gaza, no domingo (1º). A ideia era levar algum socorro à população acuada no território massacrado pelo Estado de Israel há quase dois anos.

Segundo o Itamaraty, o comunicado reforçou, ainda, o pedido para que Israel remova, em caráter imediato, as restrições à entrada de ajuda humanitária no local, seguindo as próprias obrigações como potência ocupante. “As embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, diz o informe.

Na cidade francesa de Nice, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse, em entrevista à CNN, que “espera que tudo corra bem com os tripulantes do iate apreendido pelos israelenses”.

Desde a noite de ontem, a partir da entrada das tropas israelense no veleiro, não há notícias de Thiago Ávila e dos demais membros da Flotilha da Liberdade. No último contato feito pela tripulação, antes de a conexão ser cortada, os ativistas afirmaram que estavam sendo sequestrados.

 



*Com informações da CNN Brasil e da Agência Brasil.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje