O valor do pedágio entre Salvador e Feira de Santana poderá mais que triplicar com a nova proposta de concessão das rodovias BR-324 e BR-116, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Atualmente em R$ 7, a tarifa pode ultrapassar os R$ 20 com a implementação do novo modelo, debatido durante audiência pública realizada nesta terça-feira (6).
Batizado de Rota 2 de Julho, o projeto prevê investimentos de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo 663 quilômetros de vias federais. A proposta eleva a tarifa-teto por quilômetro para R$ 0,16 em pistas simples e R$ 0,21 em pistas duplicadas — mais que o dobro dos valores em vigor hoje.
A BR-324 está atualmente sob concessão da Via Bahia, cujo contrato termina em 15 de maio, após acordo com órgãos públicos. A nova concessão deve começar em 2026. Segundo o modelo de licitação, a empresa vencedora poderá propor valores abaixo da tarifa-teto estipulada pela ANTT.
A possível alta no pedágio tem causado preocupação entre motoristas e usuários frequentes do trecho, que acompanham com atenção os desdobramentos da concessão. Eles temem impactos diretos no custo do transporte e na mobilidade entre as duas maiores cidades da Bahia.