Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Judeus ocupam Capitólio, em protesto contra ataques israelenses a palestinos da Faixa de Gaza

19 de Outubro de 2023 | 13h 10
Judeus ocupam Capitólio, em protesto contra ataques israelenses a palestinos da Faixa de Gaza
Foto: Roberto Schmidt/AFP

Um grupo de manifestantes de origem judaica ocupou, nesta quarta-feira (18), o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em protesto contra os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. Cerca de 100 pessoas exigiam que o governo norte-americano pressionasse o Estado de Israel a conceder um cessar-fogo.

Na ocasião, os judeus usavam camisetas pretas estampadas com as frases: "Não em nosso nome!" e "Os judeus dizem: parem os ataques agora!", além de portarem faixas que pediam a suspensão da ofensiva. "Deixem Gaza viver!", exigiam.

Vários manifestantes foram presos. A polícia do Capitólio justificou, por meio de redes sociais, que “protestos não são permitidos dentro dos prédios do Congresso".

A mobilização foi convocada pelo movimento Voz Judaica pela Paz. Pouco antes, o grupo se concentrou no National Mall, nas cercanias do Capitólio. Eles acreditam que somente o presidente norte-americano tem “o poder de pressionar Israel, neste momento”, a parar o que classificam como genocídio.

Biden visitou Tel Aviv, ontem, onde se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Na ocasião, reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao país. Segundo Netanyahu, a ajuda militar ofertada por Biden inclui "assistência que reforça, ainda mais, as nossas capacidades de guerra". 



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje