Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 19 de junho de 2026

Política

Cúpula do Brics tem plenária principal nesta quarta-feira (23)

23 de Agosto de 2023 | 12h 32
Cúpula do Brics tem plenária principal nesta quarta-feira (23)
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, chegou ao segundo dia, com a realização, na manhã desta quarta-feira (23), da plenária principal entre os chefes de Estado presentes. O encontro aconteceu em Joanesburgo, capital sul-africana, às 10h horas da manhã (horário local), 5h em Brasília. Os líderes presentes discursaram sobre a expansão do bloco.

A primeira reunião realizada presencialmente desde o início da pandemia de covid-19 conta com a participação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de forma remota.

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que, ao menos, 22 países já manifestaram, formalmente, o interesse em integrar o Brics. A lista inclui Argentina, Arábia Saudita e Irã.

Um dos temas da cúpula é o uso de moedas locais para transações comerciais entre os países do bloco. Na manhã de hoje, a cúpula também realizou uma plenária ampliada, com a participação de cerca de 40 países convidados. Chefes de Estado e de governo de nações interessadas em integrar a aliança marcaram presença, a exemplo de representantes da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

Amanhã (24), último dia do evento, duas sessões de diálogos de países amigos do Brics estão previstas. O encontro inclui iniciativas de projeto de cooperação envolvendo nações do continente africano (Brics-Africa Outreach) e de outras regiões do planeta (Brics Plus).

Nesta terça-feira (22), o presidente Lula participou da abertura do Fórum Empresarial, ao lado dos líderes da Índia e África do Sul. Na ocasião, o brasileiro disse que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançando pelo País deve movimentar um total de US$ 340 bilhões e gerar oportunidades para os países do bloco.

Angola e São Tomé e PríncipeA agenda do chefe de Estado também inclui, nos dias 25 e 26 de agosto, visita a Angola. Em Luanda, capital do país africano, o político será recebido pelo presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada, já no primeiro dia. A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais discutidos. 

Na Assembleia Nacional de Angola, Lula participará de um seminário, onde falará sobre projeto no vale do Cunene. Também se encontrará com o setor empresarial, evento que deve contar com a presença de cerca de 60 empresários brasileiros. Assinaturas de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação também estão previstas.

No domingo (27), o presidente viaja a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, a fim de participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A entidade é formada por membros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Em seguida, o presidente retorna ao Brasil.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje