Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Sonda russa sofre falha técnica e colide com superfície da Lua

20 de Agosto de 2023 | 11h 15
Sonda russa sofre falha técnica e colide com superfície da Lua
Foto: Roscosmos State Space Corporation/AP

A primeira missão de pouso lunar da Rússia em 47 anos fracassou, após a sonda Luna-25 colidir com a superfície da Lua. O acidente aconteceu depois que a comunicação com a espaçonave foi interrompida, minando as ambições espaciais do país.

De acordo com a CNN Brasil, a agência espacial Roscosmos, responsável pela operação, disse que perdeu a comunicação com a Luna-25 no sábado, por volta das 14h57 (horário de Moscou). “As medidas tomadas em 19 e 20 de agosto para procurar o dispositivo e entrar em contato com ele não deram resultado”, afirmou.

A Roscosmos informou, ainda, que cálculos preliminares mostraram que a Luna-25 “mudou para uma órbita fora do projeto” antes da colisão. Uma comissão especial foi formada para investigar as causas da perda da sonda.

A notícia chegou um dia após a espaçonave relatar uma “situação de emergência” enquanto tentava entrar em uma órbita pré-pouso. “Durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo da estação automática, que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados”, disse a Roscosmos, ontem (19), em uma postagem via Telegram.

Segundo a CNN, o último módulo lunar russo, denominado Luna-24, pousou na superfície da Lua em 18 de agosto de 1976, quando o país ainda integrava a União Soviética. A espaçonave Luna-25 foi lançada do Cosmódromo Vostochny no Oblast de Amur, na Rússia, em 10 de agosto 2023.

A trajetória da Luna-25 permitiu a superação da sonda lunar Chandrayaan-3, pertencente à Índia e lançada em meados de julho, a caminho da superfície lunar.

A mídia estrangeira, diz a CNN, conjectura uma competição entre os dois países pelo polo sul lunar. As afirmações, porém, não são totalmente precisas, conforme com o astrofísico Jonathan McDowell, pesquisador do Center for Astrophysics, Harvard & Smithsonian. Ele destacou que ambos os projetos estão em andamento há mais de uma década.

O pouso seguro de uma espaçonave na superfície lunar representaria um grande passo para o programa espacial russo. A sonda Luna-25 é vista como um campo de testes para futuras missões robóticas de exploração lunar da Roscosmos. Futuras missões Luna estão programadas para usar o mesmo design de espaçonave.

A Rússia tenta provar que seu programa espacial civil ainda pode realizar missões de alto perfil e alto risco, embora especialistas digam que o mesmo enfrenta problemas há décadas. “Eles estavam tendo muitos problemas com controle de qualidade, corrupção e financiamento”, observou Victoria Samson, diretora do escritório de Washington da Secure World Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove a exploração pacífica do espaço sideral.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje