Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 15 de junho de 2026

Mundo

Forte terremoto mata centenas de pessoas na Turquia e na Síria, durante a madrugada

06 de Fevereiro de 2023 | 11h 42
Ouvir a matéria:
Forte terremoto mata centenas de pessoas na Turquia e na Síria, durante a madrugada
Foto: Getty IMAGES

O forte terremoto que atingiu o sudeste da Turquia, próximo à fronteira com a Síria, nesta segunda-feira (6), matou mais de 1,2 mil pessoas. O abalo sísmico foi registrado durante a madrugada, quando muitas pessoas estavam dormindo. Este fato, de acordo com as autoridades locais, aumentou, sobremaneira, o número de vítimas.

De acordo com a BBC Brasil, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor, que ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 em Brasília), alcançou magnitude de 7,8 na escala de Richter. O sismo foi registrado a uma profundidade de 17,9 quilômetros, nas cercanias da cidade de Gaziantep.

Somente na Turquia, segundo o presidente do país, Recep Tayyip Erdo?an, 912 pessoas morreram. Outras 5.383 ficaram feridas, após 2.818 prédios desabarem. Conforme o chefe de Estado, este é o maior desastre sofrido pelo povo turco desde 1939.

Além da guerra civil que devasta a Síria desde 2011, o país da Ásia Ocidental viu, esta madrugada, mais 326 pessoas perderem suas vidas, nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus, em função do terremoto.

A BBC reportou que há mortos tanto em áreas controladas pelo governo quanto em zonas dominadas por rebeldes. O desastre deixou, segundo informações veiculadas pelo Ministério da Saúde da Síria, pelo menos, outras mil pessoas feridas.

Nos dois países atingidos, os números de vítimas ainda estão em atualização e podem vir a subir drasticamente. Equipes de resgate mobilizadas procuram por corpos e sobreviventes em meio aos escombros.

Na Turquia, o ministro do Interior, Suleymon Soylu, disse que dez cidades do país foram afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Kilis e Diyarbakir. Nesta última, um shopping center desabou, de acordo com informações da BBC local.

O tremor de terra também foi sentido no Líbano e no Chipre, mas sem tamanha intensidade. Segundo a BBC Brasil, Rushdi Abualouf, que trabalha como repórter da BBC na Faixa de Gaza, disse que, na casa em que ele estava hospedado, os tremores duraram cerca de 45 segundos.

Sismólogos turcos estimaram que o abalo alcançou 7,4 de magnitude na escala de Richter. Houve um segundo tremor, na região, poucos minutos depois do primeiro. A Turquia está localizada em uma das zonas de maior incidência de terremotos do mundo. Em 1999, mais de 17 mil pessoas morreram, após um forte sismo atingir o Noroeste do país.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje