Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 04 de dezembro de 2024

Saúde

Sesab mandou buscar bebê para o Ana Nery

06 de Março de 2015 | 18h 26
 Sesab mandou buscar bebê para o Ana Nery

LEIA TAMBÉM: Bebê vai completar 3 meses à espera de cirurgia pelo SUS

Desde segunda-feira a Tribuna Feirense tentava sem sucesso ouvir a Sesab para um posicionamento sobre o assunto. Após contato com o secretário de Comunicação, André Curvelo, recebemos enfim ontem (05) o retorno do assessor da Sesab, Pablo Barbosa. Na ligação, pela manhã, ele já previa que a transferência de Paulo Vítor ocorreria na própria quinta-feira. No final da tarde, a Sesab em novo contato confirmou que uma ambulância UTI tinha saído de Salvador para buscá-lo.

Pablo ressaltou no entanto que havia cerca de 20 crianças com situação semelhante à espera de cirurgia no Ana Nery, hospital na capital que é referência para estas situações.

De fato, também ontem, a TV Bahia exibiu em seu telejornal de meio dia um protesto de mães na porta do Ana Nery, cobrando a realização de cirurgias. Uma delas falou que seu filho tinha sido posto em jejum por três vezes, porque faria o procedimento, que acabou não se realizando. Outra mãe tinha o filho há cinco meses na fila, mais tempo que Paulo Vítor.

A reportagem mostrou que o hospital estava sem ar condicionado, por um defeito na central, mas voltaria a funcionar parcialmente, o que permitiria a retomada das cirurgias. O diretor admitiu uma série de precariedades no atendimento, por falta de recursos, tanto do governo estadual quanto federal.

Pablo Barbosa, na conversa com a Tribuna Feirense, estimou em 3 mil leitos a carência no estado. Mas ressaltou que no caso do Ana Nery, a gestão não cabe à secretaria de Saúde e sim ao governo federal e à UFBA. O governo do estado, segundo ele, fornece cerca de 200 profissionais que atuam no hospital e repassa diretamente à unidade R$ 90 milhões por ano, de verba federal.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje