Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 25 de junho de 2026

Geral

Sesp remove mais de 100 caçambas de entulho da Rua Macário Cerqueira, em Feira de Santana

25 de Junho de 2026 | 20h 06

Órgão também instalou Estação de Descarte Provisório

Sesp remove mais de 100 caçambas de entulho da Rua Macário Cerqueira, em Feira de Santana
Fotos: Gabriel Calazans/PMFS

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou as ações de limpeza urbana, em Feira de Santana. Nos últimos 20 dias, uma força-tarefa removeu mais de 100 caçambas de resíduos sólidos da Rua Macário Cerqueira, localizada no bairro Muchila.

A via estava completamente obstruída pela vegetação e por um grande volume de entulho, proveniente da construção civil. Agora, passa por um processo de limpeza e ordenamento estrutural.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), o objetivo é recuperar totalmente o ambiente para a população. E prepará-lo para as obras de pavimentação que serão iniciadas, em seguida, pela Seinfra, conforme determinação do prefeito José Ronaldo de Carvalho (União).

O cronograma de limpeza de descartes irregulares já passou, recentemente, por outros pontos da cidade, como a Avenida Transnordestina; a Alameda 4, no bairro Santa Mônica; e a Rua Lopes Rodrigues.

Para evitar que o local volte a ser utilizado como ponto de despejo de resíduos, a Sesp instalou uma Estação de Descarte Provisório no trecho. A estrutura conta com três grandes caixas de coleta, e uma placa oficial de sinalização, com a mensagem: "Cidade limpa é cidade de todos: descarte seu resíduo no lugar certo e faça parte da transformação!". A medida visa oferecer um espaço ordenado e adequado, para carroceiros e pequenos geradores realizarem o descarte correto, impedindo a degradação da via pública.

O titular da Sesp, Justiniano França, destacou que o trabalho inicial busca conscientizar e orientar a comunidade, mas alertou que a fiscalização será rigorosa.  "Nós já estamos, há cerca de 20 dias, trabalhando nesta localidade. É uma avenida muito grande e conhecida da cidade, e queremos concluir tudo até a próxima semana. No momento, queremos trabalhar com a orientação, mas caso continuem fazendo o descarte de forma irregular, nós vamos aplicar as sanções que a lei determina, para que essa prática seja exterminada por força da lei", afirmou.

A placa instalada na Estação Provisória reforça o cumprimento de duas importantes legislações municipais de Feira de Santana: a Lei Nº 3.785/2017 e a Lei Nº 3.987/2019. A legislação vigente prevê regras estritas para o Município, responsabilidade dos Grandes Geradores, coleta Seletiva Obrigatória e aplicação de Multas, em caso de descumprimento e descarte ilegal em áreas públicas, variando de R$ 500 a R$ 3 mil para infrações leves, e valores a partir de R$ 3,1 mil para infrações graves.

O Governo Municipal reforça que manter a cidade limpa é um dever compartilhado e pede a colaboração dos moradores para denunciarem descartes clandestinos e utilizarem as caixas coletoras disponibilizadas.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje