Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 18 de junho de 2026

Política

Mulher se machuca, após cair em buraco camuflado por santinhos, em Salvador

06 de Outubro de 2024 | 11h 50

Sujar ruas com material de campanha é crime eleitoral

Mulher se machuca, após cair em buraco camuflado por santinhos, em Salvador
Foto: TV Bahia

Uma mulher sofreu um acidente inusitado, neste domingo (6), no bairro de Brotas, em Salvador. A eleitora estava a caminho de seu local de votação, nos arredores do Colégio Estadual Luiz Viana, quando caiu em um buraco camuflado por centenas de santinhos.

O material de campanha costuma ser jogado, indiscriminadamente, nas ruas, durante as eleições, mas a prática configura crime eleitoral e está sujeita a penalidades legais, que variam de 6 meses a 1 ano de detenção. Além disso, o infrator pode ser sentenciado à aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade, por iguais períodos, e multa.

O derrame de santinhos, que costuma ocorrer na véspera das eleições e, inclusive, no dia do pleito, também configura propaganda irregular, podendo levar ao pagamento de um tipo específico de multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

No caso da idosa que se machucou esta manhã, a irresponsabilidade alheia resultou em dor, mas podia ter sido pior. Dona Vânia, como foi identificada por uma equipe da Rede Bahia, precisou ser auxiliada por policiais militares e eleitores que presenciaram a queda. Após o acidente, ela disse que sentiu dores no joelho.

A vítima aproveitou o incidente para cobrar das autoridades soteropolitanas uma reforma no local. De acordo com os agentes que a ajudaram, ela não foi a primeira a cair no buraco coberto pelos santinhos. Várias outras pessoas também tropeçaram no mesmo local, esta manhã. Felizmente, nenhum caso foi grave.

Eleições na BahiaCom um total de 11.283.507 eleitores aptos a votar, a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país, ficando atrás, apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A quantidade de eleitores mostra que houve um crescimento de 3,5% em relação às eleições de 2020, que contavam com 10.893.320 eleitores.

Salvador se destaca como o maior colégio eleitoral do estado, com 1.969.757 eleitores, seguido por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Estes municípios estão habilitados a realizar segundo turno, caso necessário.

 

 



*Com informações do g1 BA.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje