Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 19 de junho de 2026

Política

Margareth Menezes é convidada a assumir Ministério da Cultura no futuro governo Lula

10 de Dezembro de 2022 | 14h 53
Ouvir a matéria:
Margareth Menezes é convidada a assumir Ministério da Cultura no futuro governo Lula
Foto: Reprodução/Instagram

A cantora baiana Margareth Menezes, de 60 anos, foi convidada a assumir o Ministério da Cultura (Minc) no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A assessoria de comunicação da artista confirmou a informação, na noite desta sexta-feira (9).

Conforme o portal g1 BA, a cantora ainda não definiu se aceitará comandar a pasta. Caso acene positivamente, será a segunda artista baiana a chefiar um ministério no governo de Lula. O primeiro foi o cantor e compositor Gilberto Gil, que dirigiu o órgão entre 2003 e 2008.

Extinto pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, e incorporado, como Secretaria Especial de Cultura, primeiramente, ao então recém-criado Ministério da Cidadania e, posteriormente, à pasta do Turismo, o Ministério da Cultura voltará ao organograma da Explanada dos Ministérios como órgão de Estado. Esta é uma das promessas de campanha que Lula, após ganhar as eleições, em outubro, confirmou.

Atualmente, Margareth Menezes integra a equipe de transição do governo eleito. Conforme o g1, a futura primeira dama, Janja Silva, é uma das principais defensoras do nome da artista para o retorno do Minc. Outros artistas também foram cotados para chefiar o órgão, a exemplo dos atores Lázaro Ramos e Marieta Severo e dos músicos Chico César e Emicida.

Com mais 30 anos de carreira, a baiana tem mais de dez álbuns lançados e quatro indicações ao Grammy. Ela também já realizou mais de 20 turnês internacionais, configurando-se como um dos principais expoentes da música baiana no mundo.

Além disso, lembra o g1, a cantora também está engajada em campanhas e projetos sociais. Coube a ela criar, em 2008, a Organização Não Governamental (ONG) Associação Fábrica Cultural, que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade. A entidade abriga, desde 2014, o Mercado Iaô, especializado na promoção da música, das artes visuais e da gastronomia, impulsionando o trabalho de mais de 100 artesãos e empreendedores criativos.

Margareth atua, ainda, como embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de ser umas das personalidades negras mais influentes do mundo, reconhecidas pela Most Influential People of African Descent (Mipad 100), da ONU, em 2021.

A cantora é uma das convidadas a se apresentar no evento de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, que acontecerá em Brasília, no dia 1º de janeiro de 2023. Também se apresentarão Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Martinho da Vila.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje