Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 30 de janeiro de 2026

Geral

Jerônimo apresenta a Ronaldo projeto para criação do maior parque urbano de Feira

VALDOMIRO SILVA - 29 de Janeiro de 2026 | 15h 55
Jerônimo apresenta a Ronaldo projeto para criação do maior parque urbano de Feira
Foto: Feijão Almeida Gov/BA

Já sabemos que a visita do prefeito  José Ronaldo à Governadoria, na quarta-feira, foi dividida em dois momentos. O primeiro durou mais ou menos meia hora e aconteceu a portas fechadas. Uma auxiliar do Gabinete do Governador o convidou dizendo que Jerônimo gostaria de recepcioná-lo. Lá estava Jaques Wagner, que rivaliza com o ministro Rui Costa quanto à condição de quem mais tem poder no âmbito regional e também junto ao presidente Lula. Pode, sim, ter sido mera coincidência, a presença do senador. Mas, é claro, não se descarta ter sido algo combinado para tratar de alguma articulação de ordem política. Isto fica a critério da imaginação dos jornalistas, eu inclusive, curiosos que estamos em saber o que houve de fato.

Secretários municipais (o de Planejamento, Carlos Brito, e o de Operações e Manutenção, João Vianey) e estaduais aguardaram na antesala para, em seguida, serem convidados ao recinto principal. E é esta segunda etapa do encontro, a razão destas nossas mal traçadas linhas. Pelas explicações dadas por Wagner, ante as suspeitas da imprensa de que a política teria sido o principal no cardápio, o governador "recebeu uma proposta de um parque urbano, uma área verde, para Feira de Santana, e foi mostrar para o prefeito".

 De acordo com o que consegui apurar, existe, realmente, o tal projeto, concebido por uma empresa contratada pelo Governo do Estado. Trata-se de um investimento arrojado, de centenas de milhões de reais. É assunto para a imprensa explorar, junto ao governador. Saber as informações sobre a proposta, a localização prevista para o mega-parque e, principalmente, quais os planos dele para levantar uma quantia muito, muito elevada de recursos. Por enquanto, um mistério. 

Bem ao seu estilo, José Ronaldo já declarou à mídia local que não será ele quem vai apresentar os detalhes, mas o governador, “no momento que ele achar conveniente”. Sobre a reunião, o prefeito disse ao repórter Ed Santos, do "Acorda Cidade", que esteve em Salvador ontem, participando de algumas reuniões, e recebeu um telefonema do Gabinete do Governador "me convidando para estar lá quando fosse (sic) apresentado um projeto de urbanização para Feira de Santana e que o governador gostaria da minha presença". Confirmou ter levado os secretários Brito e Vianey. Aparentemente, o convite foi de última hora e coincidiu que eles estavam em Salvador.

No momento da apresentação do projeto, segundo o prefeito, estavam presentes o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Zé Trindade. Conhecida a ideia, Ronaldo informa que, já a partir desta sexta-feira, prepostos da Conder e da Prefeitura vão  discutir o assunto. Disse o chefe do Executivo Municipal: "É um projeto que o Estado quer realizar aqui em Feira de Santana. Então, vamos ver se isso tudo se resolve e que a gente possa ganhar para a nossa cidade”.




Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje