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Campanha Maio Amarelo é iniciada, em Feira de Santana, com apelo por mais consciência no trânsito

09 de Maio de 2025 | 12h 50
Campanha Maio Amarelo é iniciada, em Feira de Santana, com apelo por mais consciência no trânsito
Foto: Divulgação/Apolo Rocha

A campanha Maio Amarelo foi oficialmente aberta, em Feira de Santana, nesta sexta-feira (9). O evento foi realizado na sede da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Este ano, a campanha traz o tema “Mobilidade humana, responsabilidade humana” e o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O objetivo é promover a conscientização da população sobre atitudes mais seguras no trânsito.

O evento contou com a presença de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Polícia Militar da Bahia (PMBA); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT); e instrutores de autoescolas.

Durante a abertura, o gestor certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, Antônio Carlos de Nascimento, destacou a relevância do movimento, que, hoje, alcança mais de 27 países. “O Maio Amarelo é um movimento que convida a sociedade a refletir sobre os comportamentos no trânsito. Desacelerar significa valorizar a vida, e isso envolve evitar o uso do celular ao volante, respeitar os limites de velocidade e adotar práticas seguras no dia a dia”, lembrou.

O observador também destacou que a entidade atua para reduzir os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. “Trabalhamos para que, até 2050, as mortes no trânsito sejam zeradas, com uma redução de 50% até 2030, como prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)”, frisou.

O superintendente de Trânsito de Feira de Santana, Ricardo Cunha, por sua vez, reforçou a importância da campanha como ferramenta de educação e transformação social. “Os acidentes continuam sendo causados, em grande parte, por comportamentos evitáveis: velocidade excessiva, distrações ao volante, uso do celular, e a combinação de álcool e direção”, advertiu.

Conforme o gestor, em função disso, a SMT busca conscientizar a população. “A campanha nos dá a oportunidade de levar informação às ruas, conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres, e salvar vidas com atitudes simples. A SMT está comprometida em promover ações que despertem esse senso de responsabilidade coletiva”, afirmou.

Ao longo do mês de maio, a programação inclui blitze educativas, palestras em instituições de ensino e ações integradas com parceiros públicos e privados.



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