Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 23 de abril de 2025

Geral

Semmam realiza avaliação de solo na área da Lagoa de Berreca, em FSA, para identificar causa de incêndio

24 de Fevereiro de 2025 | 09h 01
Semmam realiza avaliação de solo na área da Lagoa de Berreca, em FSA, para identificar causa de incêndio
Foto: Divulgação/Semmam

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) de Feira de Santana realizou, no último sábado (22), o recolhimento de amostras de solo de dois pontos da Lagoa de Berreca, para uma avaliação detalhada, após o incêndio que atingiu a área, na última quarta-feira (19).

A ação teve por objetivo identificar a possível causa do fogo e verificar se o incidente foi resultado de um ato criminoso. A análise está sendo feita por um laboratório ambiental creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O laudo dos testes, de acordo com a Semmam, deve ficar pronto em até 15 dias úteis. O incêndio causou danos significativos à vegetação da área do manancial, gerando grande preocupação entre os moradores da localidade.

No dia do ocorrido, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas. Ao tomar conhecimento, a Semmam enviou uma equipe de técnicos e diretores ao local, para dimensionar os impactos ambientais. 

Este fim de semana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) realizou ações de limpeza na área, removendo o lixo e o entulho. O órgão também implementou medidas de controle e prevenção, a fim de evitar novos incidentes.

A titular da Semmam, Jaciara Costa, explicou que a primeira ação foi garantir a segurança e a limpeza da área. O trabalho contou com o apoio da empresa L Marquezzo.

Segundo a gestora, a previsão é de que, nos próximos 60 (sessenta) dias, ocorra a  instalação de um portão de acesso, para controlar o fluxo de pessoas e veículos no local. “Nossa intenção é evitar o descarte ilegal de lixo e entulho na área, o que é um problema recorrente", disse.

Além disso, Jaciara Costa destacou que a equipe de investigação da Semmam está focada em apurar se o incêndio foi causado de forma criminosa. "Nós já sabemos que o fogo foi ateado de forma intencional, visto que começou perto da margem da lagoa, mas queremos investigar se houve o lançamento de algum combustível ou outro material inflamável que tenha facilitado a combustão", frisou.

A equipe do órgão, disse ela, seguirá com as investigações até esclarecer as circunstâncias do incêndio. A secretária enfatizou, também, que adotará todas as medidas preventivas, a fim de proteger a Lagoa de Berreca e sua área de preservação ambiental, garantindo, assim, a integridade do manancial.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje