O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 2049/22, que torna obrigatória a presença de acompanhante na realização de exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia em pacientes mulheres.
A proposta poderá ser incluída na Ordem do Dia do Plenário, mas ainda não há data para a votação do projeto.
Segundo o autor da proposta, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP) o acompanhante obrigatório vai proteger tanto o profissional quanto a paciente de possíveis desconfianças ou abusos. O projeto foi motivado após o caso do médico anestesista, suspeito de estuprar uma paciente que estava dopada e passava por um parto cesárea, em um hospital no Rio de Janeiro.
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que presidia a sessão, afirmou que não haverá mais votações nesta quarta-feira (31).
FONTE: Agência Câmara de Notícias