Novas espécies de árvores serão plantadas, neste domingo (12),
a partir das 8h, na Avenida Ayrton Senna. O incrementando do paisagismo faz
parte do projeto Viva a Natureza, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de
Feira de Santana (PMFS).
O plantio será realizado no trecho entre o Cemitério São João
Batista e o seguinte, sentido Mantiba. Ao todo, serão 97 mudas: 55 de Jacarandá
Mimoso, 20 de Felício, 20 de Resedá e duas Sibipirunas.
Além dessas espécies, também haverá distribuição de uma
diversidade de outras mudas, como Escova de Garrafa, Aroeira Chorona, Pata de
Vaca, Quaresmeira e Ipê, nas cores amarelo e rosa, para a comunidade. De acordo
com a Prefeitura, são árvores que podem ser plantadas em jardins e quintais.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José Carneiro, disse
que a primeira etapa do projeto prevê o plantio de mil árvores. Também
serão contemplados o Parque Linear, na Avenida Rubens Francisco Dias; a área de
preservação permanente da Lagoa da Prainha, no cruzamento entre a Rubens
Francisco Dias e a Ayrton Senna; e o prolongamento da Avenida Francisco Fraga
Maia, sentido Papagaio.
A proposta do projeto Viva a Natureza é atingir, em longo
prazo, o percentual de pelo menos três árvores por habitante. A iniciativa tem
como objetivo amenizar impactos das mudanças climáticas e o aquecimento global.
A ação conta parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), por meio do Departamento de Áreas Verdes.