A operação Feira Quer Silêncio, que combate a prática de poluição
sonora no município, foi às ruas, uma vez mais, neste final de semana, para
cumprir determinações do Ministério Público (MP). Nove estabelecimentos
comerciais, entre bares e restaurantes, foram notificados.
O chefe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio
Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Camilo Cerqueira, disse que os locais
respondem às denúncias de poluição sonora e importunação da ordem encaminhadas
ao MP. "Há outros estabelecimentos a serem visitados e, desta forma, ainda não
podemos divulgar a relação, para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.
Contudo, são bares e restaurantes que não cumpriam a legislação, geralmente,
promovendo shows e abusando do volume sonoro", afirmou.
Conforme a Lei Complementar nº 041/09, a poluição sonora configura
crime ambiental e de perturbação da ordem pública. É considerado abuso um volume
de som acima de 70 decibéis, de dia, e de 60 decibéis, à noite.
Segundo a Semmam, também neste fim de semana, os fiscais da Prefeitura Municipal apreenderam dois aparelhos sonoros veiculares. As denúncias foram feitas através do aplicativo Fala Feira 156.