Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 02 de dezembro de 2021

Geral

Gestores debatem políticas de assistência social, em Feira de Santana

23 de Novembro de 2021 | 12h 55
Ouvir a matéria:
Gestores debatem políticas de assistência social, em Feira de Santana
Foto: ACM/Secom/PMFS

O prefeito Colbert Martins Filho abriu, na manhã desta terça-feira (23), o XI Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento reuniu cerca de 400 participantes, entre gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para o chefe do Executivo Municipal, o encontro é de suma importância, sobretudo diante do momento que o país atravessa. Colbert Filho salientou que os desafios que estão sendo vencidos com políticas de assistência nacional. Como exemplos, ele citou o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil e o novo Auxílio Gás.

O prefeito também destacou que Feira de Santana tem mais de 43 mil famílias assistidas por programas sociais. "Uma reunião de gestores significa a participação direta dos municípios no fomento de políticas públicas", observou.

Ediana Dourado, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social - Bahia (Coegemas-BA), afirmou que o evento é "um marco histórico para a assistência social do estado, pois reúne todos os atores que participam diretamente, como sociedade civil organizada, poder público, trabalhadores e militantes da área", com o propósito de "debater e fortalecer a política pública de direito do cidadão e dever do estado". 

A gestora disse, ainda, que, durante o encontro, será debatida a transição do Bolsa Família para o novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, com representantes do Ministério da Cidadania e coordenações estaduais. 

O encontro, cujo tema perpassa pelo debate acerca das responsabilidades dos entes federados (União, Estados e Municípios), da garantia de financiamento de políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social e de seus impactos na proteção das famílias, segue, nesta quarta-feira (24), no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). "Este é um importante momento para Feira de Santana", pontuou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior.

O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, frisou que o evento é fundamental para entender a força do Suas e do seu financiamento.

Conforme o secretário do CadÚnico, Tercio Brandão, a vinda a Feira de Santana servirá, ainda, para visitar pontos de cadastramento, observar o funcionamento desta operação e conhecer de perto a realidade no país.

Também estiveram presentes, Robson Tuma, secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania; Maria Yvelônia dos Santos, secretária nacional de Assistência Social; além dos secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho; de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio; de Governo, Denilton Brito e vereadores.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje