Considerando que a ação judicial
que veta o uso de micro-ônibus pelos permissionários do Serviço de Transporte
Alternativo Complementar (Stpac) de Feira Santana é anterior à pandemia e à
situação emergencial do transporte, o procurador-Geral do Município, Carlos Alberto Moura Pinho,
disse que "o decreto convocando os permissionários do STPAC para atuarem nas
linhas rurais é absolutamente legal".
Para o gestor, "o processo não tem interferência com o
momento atual, pois ocorreu anteriormente à situação de emergência
declarada para o transporte". Moura Pinho se pronunciou em resposta ao que foi
noticiado na imprensa sobre uma
ação ajuizada, em 2019, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A peça
processual questiona o uso daquele tipo de veículo pelos permissionários
que rodam com vans.
Segundo o procurador, "a convocação realizada, inclusive,
está sendo provocada pelo abandono de
algumas linhas pela empresa Rosa, descumprindo o que consta em contrato".
No último domingo (7), a Prefeitura Municipal de Feira
de Santana (PMFS) flexibilizou a 14 permissionários que operam em seis
linhas do STPAC executarem o serviço com micro-ônibus com capacidade
para até 30 passageiros.
O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, reiterou que a decisão expedida pela Justiça baiana ocorreu em um período de normalidade, quando o município ainda não enfrentava a pandemia de Covid-19. "O decreto atual tem o objetivo de garantir o serviço essencial do transporte durante o período de emergência, principalmente para o atendimento da população que utiliza as linhas rurais desassistidas pela empresa Rosa", observou.