Do início de janeiro até a tarde desta terça-feira (19), a
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) apreendeu 222 equipamentos
sonoros e mais 22 paredões. Segundo o órgão, a quantidade arrestada em 2021 já supera
a registrada em todo o ano passado, quando 223 aparelhos de som foram
apreendidos.
A Semmam salientou, ainda, que, neste ano, outubro foi o mês com
maior número de apreensões. Foram confiscados 33 equipamentos, até o presente momento.
O número de paredões embargados também ultrapassa a marca. No total, 18 aparelhamentos
do tipo foram retirados de circulação.
Segundo o chefe de Fiscalização do órgão, Camilo Cerqueira, sobretudo
nos finais de semana, a fiscalização vem sendo intensificada. "A Semmam continua
atuando, de modo intensivo, no combate à poluição sonora, no município, tanto
veicular quanto domiciliar, sendo que, nos finais de semana e feriados, as
operações são mais intensas", afirmou.
Ele também ressaltou que, dos equipamentos sonoros
recolhidos, menos de 15% foram devolvidos aos seus respectivos donos, mediante
o pagamento de multa. O combate à poluição sonora, em Feira de Santana, é fruto
de uma ação conjunta com outros órgãos de fiscalização, a exemplo da Guarda
Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Superintendência Municipal
de Trânsito (SMT).
Denúncias podem ser feitas através do Fala Feira 156 ou dos telefones 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Polícia Militar). É considerado abuso o volume do som acima de 70 decibéis, de dia, e de 60 decibéis, à noite, conforme a Lei Complementar nº 041/09.