O controle ao Aedes aegypti -
mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - agora é garantido
com o inseticida Cielo. Produto é mais eficaz, uma vez que quebra a
resistência do mosquito, cortando a cadeia de transmissão.
A
Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica,
adotou o novo inseticida obedecendo determinação do Ministério da Saúde.
Este produto além de ficar mais tempo no ar - são três horas - não
apresenta cheiro, portanto, não irrita a mucosa.
O
coordenador do Centro Municipal de Endemias, Edilson Matos, destaca que
o controle do Aedes é feito através de bloqueios de UBV (Ultra Baixo
Volume), como é chamada a bomba costal motorizada.
"Desde
que foi inserido o bloqueio de UBV, esta é a melhor forma de
interromper a cadeia de transmissão das arboviroses", afirma.
Atualmente, a Vigilância Epidemiológica não está trabalhando com o carro
fumacê, visto que "o índice de notificações de arboviroses caiu no
município".