O Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, mais conhecido como
Parque da Lagoa, em Feira de Santana, ganhou uma alameda de quaresmeiras, nesta
quarta-feira (15). O plantio das 12 mudas de árvores foi realizado pela
Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e faz parte do processo de reforma
e arborização do local.
A iniciativa conta com a parceria da Pedra Construtora, que realizou
a doação de 60 mudas de espécies variadas. As árvores serão plantadas em
diversas áreas verdes do município.
O diretor do Departamento de Áreas Verdes da Sesp, João
Falcão, disse que a escolha da quaresmeira para o Parque da Lagoa não foi
aleatória. "São árvores específicas para o tipo de solo do Parque, que é mais
alagado", explicou.
A arborização vai promover sombra ao gramado, possibilitando
às famílias que frequentam o local a oportunidade de realização de piqueniques,
além da interação com a natureza. "O objetivo não é só embelezar, mas oferecer
qualidade de vida aos frequentadores", frisou o gestor.
Segundo Vinícius Pedra, diretor da Pedra Construtora, a
doação faz parte da proposta do empreendimento Residencial Vida Verde. A
empresa se comprometeu a plantar uma árvore para cada unidade vendida. O condomínio
é destaque em sustentabilidade, com energia solar fotovoltaica e irrigação com
água de reaproveitamento. "O plantio de árvores ressalta o compromisso,
enquanto sociedade, para com o meio ambiente. Pretendemos colaborar da melhor
forma possível", afirmou.
Foi a primeira vez que o secretário Municipal de Serviços
Públicos, Eli Ribeiro, plantou uma muda de árvore. Ele recomenda a experiência.
"Enquanto muitos estão destruindo a natureza, nós estamos plantando árvores.
Confesso que é a primeira vez que faço isso e é muito gratificante. Se eu
pudesse recomendar algo aos moradores, é que plantem uma árvore", sugeriu.