Garantir uma travessia segura aos pedestres, especialmente
idosos e com problemas de locomoção, tem sido a função dos monitores de trânsito
em atuação em Feira de Santana. Eles estão nas principais avenidas do
município, com a finalidade de reduzir
os riscos de acidentes.
De acordo com a Prefeitura Municipal, ao todo, são 28
monitores, mantidos por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
Com o retorno das aulas presenciais, eles também estão atentos às travessias
nas proximidades das unidades escolares.
Cleudson Almeida, gestor da SMT, disse que a atividade é
realizada mediante contrato de prestação de serviço operacional e de
monitoramento de tráfego, com orientação aos usuários do sistema viário no
município. "É um importante trabalho que está sendo desenvolvido, trazendo mais
segurança aos pedestres. Apesar dos monitores atuando em determinados locais,
os motoristas devem respeitar a faixa de pedestres, mesmo quando não há ninguém
orientando", destacou.
Ainda sobre a atuação dos monitores de trânsito, o superintendente esclareceu que os prepostos não aplicam multa e não realizam qualquer tipo de autuação ou notificação, quando há irregularidades, sendo essa "função, única e exclusiva, das autoridades do trânsito", destacou.