Feira de Santana vai ganhar uma sede própria para o funcionamento
das varas dos Juizados Especiais. O alvará para construção do equipamento foi
entregue, na tarde desta terça-feira (31), pelo vice-prefeito Fernando de
Fabinho, à juíza coordenadora-geral dos Juizados Especiais da Bahia, Fabiana
Pelegrino. O ato solene foi realizado no Paço Municipal Maria Quitéria.
De acordo com o vice-prefeito, o prédio, que será construído
na área onde, atualmente, funciona o Horto Florestal da Universidade Estadual
de Feira de Santana (Uefs) vai abrigar o Juizado de Pequenas Causas. "Esse
é um momento importante para o município, em que tive o prazer de entregar o
alvará para construção desse prédio, que atenderá aos anseios da maioria da
população", disse o gestor.
Feira de Santana conta, hoje, com quatro Juizados Especiais
e, na opinião, da juíza Fabiana Pelegrino, a construção da nova sede vai
garantir melhores condições de trabalho e atendimento, tanto para os operadores
do Direito e os magistrados quanto para a sociedade. "É uma grande vitória,
porque a casa da Justiça é a casa do povo. E essa, especialmente, garante uma
justiça desburocratizada, célere, mais próxima da sociedade, que tem a
oportunidade de solucionar os seus conflitos através dos métodos alternativos
de mediação e construção", destacou.
Ela salientou, ainda, que o novo prédio está localizado em uma
via de fácil acesso, com circulação e meios de transportes adequados. A
expectativa, conforme Fabiana Pelegrino, é que a entrega do prédio ocorra em
janeiro de 2022.
A juíza também comentou sobre a possibilidade de a cidade ganhar
mais um Juizado Especial. "Hoje, a Lei de Organização Judiciária prevê tão
somente cinco unidades dos sistemas dos juizados. Nós temos quatro e
teremos mais um, de competência ampla, que envolve causas comuns, relações de
consumo e causas criminais. Mas já estamos no planejamento, para que a lei
preveja mais unidades do sistema, dentre elas, o Juizado Fazendário", adiantou.
Moura Pinho, procurador-geral do Município, ressaltou a
disposição do prefeito Colbert Martins Filho em colaborar com o poder
judiciário, fornecendo estagiários. "Estivemos em reunião com o presidente
do Tribunal de Justiça e levaremos as necessidades dos jurisdicionados de Feira
de Santana, atendendo a um pleito da direção da subseção da OAB local, que fez
a solicitação. A Prefeitura está disposta em contribuir com a disponibilidade
de estagiários, como também contribuir não só com a Justiça, mas na formação
desses jovens. Um Fórum próprio garante outro nível de atendimento à população
e toda a cidade ganha", frisou.
Também participaram da solenidade o secretário Municipal de
Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, e o chefe de Gabinete da Prefeitura,
Fanael Ribeiro.