Um caminhão-tanque que transportava três tipos de combustíveis foi atingido, por volta das 9h desta terça-feira (31), por uma caçamba que
trafegava pelo Anel de Contorno, nas proximidades do bairro Santa Mônica II, em
Feira de Santana. A colisão provocou o rompimento do compartimento de
armazenagem de gasolina e todo o material inflamável se espalhou pela pista.
Em entrevista ao programa Acorda Cidade, o tenente Lucas, do
Corpo de Bombeiros, disse que o condutor da caçamba tentou desviar de uma
bicicleta, mas perdeu o controle do veículo, atingindo o caminhão.
Segundo ele, o motorista que transportava gasolina, óleo
diesel e etanol informou que o condutor da caçamba seguia na mesma direção,
quando, de repente, jogou o veículo para o lado esquerdo, tocando na quina do
tanque. "O motorista parou nesse local por conta do vazamento da gasolina",
explicou.
Ainda de acordo com o tenente, logo após o acidente, muitas
pessoas aproveitaram para tentar levar o combustível. "Quando chegamos, nos
preocupamos logo em fazer o isolamento do local, porque tinha várias pessoas,
inclusive muitas pegando a gasolina", observou o tenente.
Ele informou, ainda, que as pessoas foram retiradas da área
afetada e que a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram
acionadas para dar suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros. "Esse tanque tem
cerca de 6 mil litros e o impacto ocorreu na parte mediana. Isolamos o local, e
montamos toda a linha de segurança, caso venha acontecer algum incêndio,
estamos prontos, aqui, para jogar espuma em todo o local", destacou.
Ainda conforme o Acorda Cidade, a Defesa Civil também esteve
no local, para acompanhar o trabalho dos bombeiros e verificar o material que
ficou sob o solo. A coordenadora do órgão, Ana Carolline Rebouças, disse que já
entrou em contato com a empresa responsável pelo combustível e assegurou que todos
os resíduos serão removidos.
"Nosso papel, nesse momento, é fazer o processo de prevenção
contra o produto que já existe. A gente entrou em contato com a empresa
responsável pelo veículo e pelo produto. A empresa já está vindo fazer o
procedimento correto de contenção e retirada do combustível. Já verificamos,
com a equipe do Corpo de Bombeiros, que já foi jogada terra por cima, para que
não haja mais vazamento e todo o produto será sugado do solo. Depois, vamos
verificar todos os resíduos que ficarem na pista", esclareceu.
O caminhão-tanque, diz o Acorda Cidade, seguia da cidade de
Candeias para o município de Monte Santo. A via precisou ser interditada até
que todo trabalho de remoção do combustível fosse realizado. Por conta da
interdição, um grande engarrafamento se formou no local.