Os feirantes que atuam na Rua Marechal Deodoro, uma das
principais áreas comerciais do centro de Feira de Santana, protestaram, na
manhã desta terça-feira (31), em frente ao Paço Municipal. Segundo o Acorda
Cidade, eles buscavam respostas sobre a transferência dos trabalhadores para
outro local.
Em entrevista ao programa, a feirante Edineide Ribeiro afirmou
que, até agora, não há um local adequado para instalar os comerciantes
informais. Ela salientou, ainda, que o Centro de Abastecimento não tem capacidade
de comportar sequer os trabalhadores que já atuam nas suas dependências. "Querem
nos colocar no Centro de Abastecimento, mas lá está um caos que não suporta
quem lá já trabalha. Queremos uma solução", demandou.
A feirante disse acreditar que os trabalhadores podem ser
encaixados dentro do Projeto Novo Centro. A ideia, diz ela, é criar uma feira
livre mais organizada. A Marechal, hoje, está um caos, por conta que, há muitos
anos, isso vem se arrastando", observou.
Conforme Edineide, os representantes dos vendedores já conversaram
com o secretário Municipal de Agricultura, Pablo Roberto. No entanto, ressalta ela,
nada foi definido. "Já conversamos com Pablo. Já conversamos com o secretário
de planejamento. Mas é aquela coisa: não tem um diálogo e, quando temos as
reuniões, dizem que tem que tirar, vão tirar, porque a gente tem que sair e
acabou", frisou.
A comerciante reclama que o lado dos trabalhadores não tem
sido levado em conta. "Não olham o que pode ser melhor para a gente. E, lá no
Centro, não será viável para a gente. Não tem condições nenhuma, porque quem
está lá, está enfrentando dificuldades, imagine quem chegar lá agora, com esse
tanto de gente que tem aqui na Marechal e também na Praça do Lambe-lambe",
argumentou.
Ainda segundo o Acorda Cidade, Edineide Ribeiro disse que, ao
todo, o grupo é formado por cerca de 200 feirantes, sem contar os trabalhadores
que atuam indiretamente, como é o caso dos carregadores e dos vendedores
ambulantes que comercializam lanches.
Para discutir o tema, ela disse que o prefeito, Colbert Martins Filho, e o secretário Pablo Roberto são esperados na Câmara de Vereadores. "Na próxima quinta-feira (2), teremos uma audiência na Câmara Municipal e o secretário, junto com o prefeito, foram convidados a participar", lembrou.