Árvores frutíferas de pequeno porte estão sendo plantadas,
pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em quintais e passeios
públicos de Feira de Santana. Segundo o órgão, a iniciativa pretende promover a
arborização, atenuando a incidência da luz solar em áreas externas, além de alimentar
insetos e aves, na área urbana, e proporcionar a infiltração da água da chuva
no lençol freático.
Nos passeios, serão plantadas amoreiras e pitangueiras.
Nas residências, há a possibilidade de plantio de árvores de grande porte, como
mangueiras, jaqueiras, cajueiros, abacateiros, sapotizeiros e outras espécies.
O chefe de Educação Ambiental da Semmam, João Dias, disse que
o projeto, inicialmente, vai atender a comunidade do bairro Brasília, onde está
situada a sede do órgão público.
O gestor ressaltou, ainda, que muitas árvores e mananciais foram perdidos, no processo de expansão da cidade, o que afetou o clima, fazendo a temperatura subir mais do que o normal, sobretudo no verão. "Houve um crescimento da cidade e muitas árvores e fontes de água deixaram de existir. Muitos pesquisadores alegam que o clima, no município, mudou. Estamos em um período de inverno, mas, quando chegar o verão, vamos observar que a temperatura vai estar muito alta", explicou.