A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de Feira de Santana
vai intensificar, neste fim de semana, a proibição de festas e qualquer outro
tipo de evento que promova aglomeração e favoreça a proliferação da Covid-19.
O secretário Municipal de Comunicação, Edson Felloni Borges, chama
a atenção para um dado importante: a flexibilização do toque de recolher, que
passou a valer só a partir da meia-noite, não
significa que as outras exigências estabelecidas no decreto municipal estão revogadas.
Sendo assim, não podem ser descumpridas.
Segundo o gestor da Secom, bares e restaurantes, por exemplo,
continuam com a restrição de operar, apenas, com 50% da capacidade de mesas,
que devem ter o número máximo de quatro pessoas, cada. Em relação aos shows de
voz e violão, a liberação também é limitada. Não permite, por exemplo, que os
estabelecimentos extrapolem a lotação determinada, conforme enfatiza o
secretário.
A questão, explica Borges, é que alguns estabelecimentos
estão desrespeitando a redução de 50% no número de mesas, aproveitando-se da
liberação da apresentação musical.
Ele enfatizou, ainda, que a FPI também fiscalizará, com total
rigor, a utilização de som mecânico. A equipe estará atenta, por exemplo, a
aspectos como volume, uso e realização de festas com paredões. O desrespeito ao
decreto do Governo Municipal caracteriza crime, podendo o infrator ser
denunciado, formalmente, ao Ministério Público (MP).