Uma força-tarefa composta pela equipe de fiscalização da
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Feira de Santana percorreu a
Avenida Getúlio Vargas, na manhã desta quarta-feira (14), com o objetivo de
retirar peças publicitárias afixadas indevidamente.
De acordo com o órgão, dentre os materiais recolhidos, estão
os panfletos da Maxim, empresa de transporte, viagens e entregas por aplicativo.
"Não vamos tolerar o desrespeito cometido por esta empresa, principalmente
devido à reincidência do crime", advertiu o secretário Municipal de Meio
Ambiente, José Carneiro.
O gestor disse que a ação, que deverá se estender a outras páreas
do centro comercial, "visa preservar o direito e o bem-estar da população". José
Carneiro salientou, ainda, que quem fixa cartazes e outros tipos de publicidade
em postes, troncos de árvores, sem autorização, está infringindo a legislação
ambiental.
Somente no primeiro semestre deste ano, a Semmam recolheu
quase 1 tonelada de peças publicitárias colocadas sem licença concedida pelo
órgão municipal. Foram removidos cavaletes, outdoors, totens, placas,
faixas e banners.
LEI AMBIENTAL - Para ser fixado em área pública, qualquer material deve prescindir
de autorização da Semmam, que pode ser concedida ou não. Após o pedido, o interessado
deverá efetuar pagamento da Taxa de Licença de Publicidade (TLP). O chefe de
Fiscalização da secretaria, Camilo Cerqueira, informou que o trâmite encontra respaldo
nos artigos 73 e 74 da Lei Ambiental de nº 120/18.
A força-tarefa conta com a parceria das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano.