"Essa turma roda quando quer", afirmou, nesta segunda-feira,
o secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana, capitão da Polícia
Militar Saulo Figueiredo, sobre as empresas Rosa e São João, operadoras do
transporte coletivo no município. Com esta declaração, em entrevista ao Acorda
Cidade, ele deixou claro que a Prefeitura não consegue fazer com que a
autoridade do Município seja respeitada pelas empresas e, praticamente, "joga a
toalha" quanto a haver compromisso por parte dos seus dirigentes.
No fim de semana, a Prefeitura constatou a retirada de 25
veículos da frota, por parte da Rosa, sem qualquer justificativa e nem mesmo
comunicação ao Governo Municipal. A medida demonstra que os empresários
decidiram ignorar de vez o poder público e que o transporte de massa, em Feira
de Santana, encontra-se totalmente sem comando - ou sob a direção exclusiva dos
empresários, que resolvem agir à revelia das cláusulas contratuais.
A Secretaria de Transportes e Trânsito notificou as empresas
e deverá aplicar pesada multa pela atitude arbitrária de redução da frota, em
decisão unilateral, o que não resolve, em absoluto, o grave problema por ele
revelado: a flagrante desobediência das empresas às normas estabelecidas pela
Administração Municipal.
De acordo com Saulo Figueiredo, Rosa e São João gostam mesmo
é do "filé", como ele chama os melhores horários para lotar os ônibus. Entre
18h30 e 19h, diz o secretário, as empresas reduzem drasticamente a circulação
dos seus veículos, o que faz com que passageiros tenham de esperar mais que o
tempo razoável para retornar do trabalho para suas residências.