Os ônibus urbanos de Feira de
Santana estão circulando normalmente, nesta segunda-feira (7). De acordo com a
Prefeitura Municipal, o atendimento à população está garantido.
O secretário Municipal de Transportes e
Trânsito, Saulo Figueiredo, informou que a saída dos veículos das garagens das
concessionárias, a chamada ‘soltura’, ocorreu sem transtornos, nas primeiras
horas da manhã de hoje.
A fiscalização da SMTT segue acompanhando a operação nos
terminais de transbordo Central, Norte e Sul, além das estações do Bus Rapid
Transit (BRT), das 5h às 20h55.
As empresas Rosa e São João apresentaram propostas, ainda
ontem (6), à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes
Rodoviários (Sintrafs), decidindo suspender o indicativo de greve da
categoria, por falta do pagamento dos salários.
Segundo o Acorda Cidade, para que a greve não ocorra, a São João deve realizar o pagamento até o
meio-dia de hoje. A Rosa tem até o final da tarde. A informação foi passada
pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana, Alberto Nery.
"Fomos procurados pela classe patronal, que se comprometeu e deu garantia
de que os salários do dia 20 e do dia 5 seriam pagos. E nós demos esse voto de
confiança", explicou.
Conforme o sindicalista, a questão da data base dos
trabalhadores ainda precisa ser discutida. "No dia de ontem, os rodoviários de
Salvador tinham greve decretada para o dia de hoje e chegaram a um entendimento,
com o reajuste da ordem de 7%, mesmo fracionando. Feira de Santana tem um
salário equiparado aos trabalhadores de Salvador. A gente não quer discutir,
aqui, uma coisa que sabemos que é um direito do trabalhador, de receber. Mas
está acontecendo como os empresários bem querem", observou.
Segundo Nery, o ticket alimentação, que devia ter sido pago,
integralmente, até o dia 5, está sendo liberado em três vezes. "Isso não pode
ser. A gente tem que excluir esse problema. A empresa dizer se quer alterar a
data de pagamento e apenas cumprir é o que queremos", frisou.
Ainda de acordo com o Acorda Cidade, o Sintrafs informou que a concessionária
São João está em dia com o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
(FGTS). A empresa Rosa, por sua vez, estaria pagando de forma parcelada.
O vice-presidente da entidade, José de Souza, afirmou que a decisão foi tomada pelos rodoviários. E salientou que, caso o pagamento dos salários não seja efetuado, haverá mais uma reunião, antes de a categoria deflagrar greve por tempo indeterminado.